Millonarios e Atlético empataram em jogo de ida da 3ª fase da Copa Libertadores (Foto: Juan Barreto/AFP)


Em um jogo duro no Estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia, o Atlético buscou um empate com o Millonarios em 1 a 1. Na noite desta quarta-feira (8/3), Paulinho marcou o gol que selou a igualdade para o Alvinegro em duelo de ida da 3ª fase preliminar da Copa Libertadores.



 

A partida em Bogotá foi marcada pela tensão. Entradas duras, discussões ríspidas entre arbitragem e jogadores - nervosismo por parte de ambas as equipes. Com uma proposta mais conservadora, escalado com dois volantes por Eduardo Coudet, o time mineiro volta para Belo Horizonte com um bom resultado na bagagem.

Agora, o Atlético concentra suas atenções - ainda que temporariamente - no Campeonato Mineiro. No domingo (12/3), às 16h, o Galo visita o Athletic no primeiro jogo da semifinal do Estadual. A partida será realizada no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei.

O jogo de volta contra o Millonarios acontecerá no Mineirão, em Belo Horizonte. A bola rolará no Gigante da Pampulha às 21h30 da próxima quarta-feira (15/3). O Alvinegro dependerá de uma vitória simples para avançar à fase de grupos. Em caso de nova igualdade, a decisão da vaga ocorrerá nos pênaltis.



 
Dugout
 

Millonarios x Atlético


Empurrado pela torcida, o Millonarios buscava, no início da partida, estabelecer o controle da posse de bola diante do Atlético. O Galo se defendia bem, em uma nova proposta com dois volantes, priorizando a proteção da área.

Aos 13', a primeira grande chance alvinegra. Em um contra-ataque rápido e bem trabalhado, Paulinho foi acionado por Patrick em boas condições. O camisa 10 do time mineiro finalizou cruzado, de esquerda, para boa defesa de Montero.

Com o decorrer do tempo, o Atlético substituía a tensão inicial por boas trocas de passes no El Campín. Aos 23', Dodô deu belíssima enfiada para Hulk, que escapava nas costas da defesa colombiana. O camisa 7 saiu na cara do gol e deu a tradicional "cavadinha", mas exagerou na força e viu a bola passar por cima da meta.




Uma nova chance veio aos 33'. Em contra-ataque iniciado por Edenilson, Hulk foi acionado com liberdade por dentro. O atacante conduziu e chutou de fora da área, obrigando nova intervenção de Montero. O time de Eduardo Coudet se mostrava confortável com a proposta de aproveitar os espaços deixados pelo Millonarios.

Aos 41', no entanto, um baque para os alvinegros. A cobrança de escanteio de Cataño encontrou David Silva livre na área, em falha coletiva da defesa. O meia-atacante cabeceou para as redes, sem chances para Everson: 1 a 0.

O gol do Millonarios saiu justamente em um momento em que o Atlético havia conseguido equilibrar as ações da partida e controlar o ímpeto dos mandantes. As chances perdidas custaram caro, e o Galo foi para o vestiário do El Campín atrás no placar.




Segundo tempo


Logo aos 5', o Atlético desperdiçou mais uma boa chance. Allan deu belo lançamento para Hulk, que novamente saiu em boas condições para finalizar. No entanto, o camisa 7 chutou de direita para mais uma defesa de Montero.

Na segunda etapa, o time de Eduardo Coudet transparecia maior nervosismo com a situação na partida e também com a arbitragem. Pouco criativo, o Galo não apresentava um bom futebol na segunda etapa.

Aos 20', no entanto, Jemerson teve liberdade no círculo central e encontrou um lindo lançamento para Paulinho. O camisa 10 atleticano saiu nas costas da defesa do Millonarios e, com um toque, encobriu Montero para igualar o placar: 1 a 1.




Minutos depois, Cortés deu um grande susto no time mineiro com um chute perigosíssimo de fora da área. O gol fez com que o Atlético crescesse na partida e marcasse maior presença no campo de ataque.

Na metade da segunda etapa, Chacho promoveu as entradas de Hyoran e Vargas nos lugares de Patrick e Paulinho, respectivamente. Pouco depois das alterações, o Millonarios voltou a chegar com perigo: Cataño finalizou de fora da área, com muito perigo, passando rente à trave de Everson.

Nos minutos finais, a temperatura "esfriou" no El Campín. O time mineiro teve maior domínio da posse de bola e das iniciativas, mas não conseguiu criar grandes chances de marcar. Jogo encerrado com placar igualado na Colômbia, e decisão por vir em Belo Horizonte.




MILLONARIOS-COL 1 x 1 ATLÉTICO


Millonarios


Montero; Perlaza (Alba, no intervalo), Llínas, Vargas e Bertel; Vásquez (Pereira, aos 26' do 2°T), Giraldo e David Silva; Cortés (Valencia, aos 26' do 2°T), Cataño (Paredes, aos 44' do 2°T) e Leonardo Castro (Uribe, aos 26' do 2°T).
Técnico: Alberto Gamero

Atlético


Everson; Saravia (Mariano, aos 35' do 2°T), Mauricio Lemos, Jemerson e Dodô; Allan (Igor Gomes, aos 40' do 2°T), Otávio, Edenilson e Patrick (Hyoran, aos 29' do 2°T); Paulinho (Vargas, aos 29' do 2°T) e Hulk.
Técnico: Eduardo Coudet

Motivo: jogo de ida da 3ª fase preliminar da Copa Libertadores
Data: quarta-feira, 8 de março de 2023
Local: Estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia

Árbitro: Piero Maza (Chile)
Assistentes: José Retamal (Chile) e Claudio Urrutia (Chile)
VAR: Angelo Hermosilla (Chile)

Gols: David Silva (Millonarios, aos 41' do 1°T); Paulinho (Atlético, aos 20' do 2°T)
Cartões amarelos: Perlaza, Vásquez (Millonarios); Saravia, Paulinho, Hulk, Everson (Atlético)