Zaracho, do Atlético, deve ganhar minutos diante do Democrata-GV (Foto: Pedro Souza/Atlético)


Para o Atlético, é dia de parar de pensar na Copa Libertadores - ainda que momentaneamente. Às 16h30 deste sábado (4/3), o Galo visita o Democrata no Mamudão, em Governador Valadares, pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro. No duelo, os comandados de Eduardo Coudet buscam a 1ª colocação geral da primeira fase.



 
Dugout
 

O Atlético é o líder do Grupo A do Estadual, com 17 pontos. Somente o rival América, que tem 15 pontos e lidera o Grupo B da competição, pode ultrapassar o Alvinegro na classificação geral.

Sendo assim, basta ao time de Coudet uma vitória diante do Democrata-GV para chegar aos 20 pontos e assegurar o primeiro lugar geral da primeira fase.

Se houver um empate no Mamudão, o Coelho só poderá igualar o número de pontos do Alvinegro com uma vitória no Horto. Neste caso, o América assumiria a liderança global, já que teria uma campanha idêntica à do rival, mas, certamente, um saldo de gols maior.

Em caso de derrota, o Atlético precisará torcer para que o América não vença o Tombense no Independência, em Belo Horizonte. Caso isso aconteça, o Galo será ultrapassado pelo rival na classificação geral.




Semifinais do Campeonato Mineiro


Após uma verdadeira "confusão" pela dupla interpretação do regulamento, a Federação Mineira de Futebol (FMF) esclareceu as regras das semifinais do Campeonato Mineiro. Quem somar mais pontos na primeira fase enfrentará, obrigatoriamente, o melhor segundo colocado entre todos os grupos - ainda que este tenha mais pontos do que o líder de uma das chaves.

Na outra semi, o segundo melhor líder enfrenta o terceiro melhor líder. Na configuração atual, os confrontos seriam: Atlético x Athletic e América x Tombense. Ainda assim, há combinações que permitem com que o Galo enfrente o rival Cruzeiro, o Tombense, o Ipatinga, o próprio Democrata-GV e o Pouso Alegre.

Desfalques do Atlético


Na lista de relacionados para a viagem até Governador Valadares, o zagueiro Mauricio Lemos e o meio-campista Patrick foram as ausências. Ambos permaneceram em Belo Horizonte, trabalhando a parte física.




Além da dupla, o Alvinegro segue com os mesmos desfalques no departamento médico. São eles: os zagueiros Bruno Fuchs e Igor Rabello, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o atacante Alan Kardec.

 

Dugout
 


Situação do Democrata-GV


O Democrata terminou o Campeonato Mineiro de 2022 na 7ª colocação e sagrou-se campeão do Troféu Inconfidência ao bater Villa Nova e Tombense. Em 2023, no entanto, a equipe de Governador Valadares quer mais.

A Pantera ocupa a 3ª colocação do Grupo C, com 10 pontos - duas vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. À frente, estão Cruzeiro (10 pontos, mas uma vitória a mais) e Tombense (11 pontos).



Portanto, para garantir uma vaga nas semifinais do Estadual, somente uma vitória interessa ao Democrata diante do Atlético. Além disso, o time do interior precisa contar com ao menos um tropeço: do Cruzeiro (que recebe o Democrata-SL) ou do Tombense (que visita o América).

DEMOCRATA-GV x ATLÉTICO


Democrata-GV

Glaycon; Douglas, Gabriel Marques, Mendonça, Rony e Léo Carioca; Gabriel Vieira, Matheuzinho e Nael; Luiz Fernando e Brandão.
Técnico: Paulo Schardong

Atlético

Everson (Matheus Mendes); Mariano, Nathan Silva, Réver e Rubens; Otávio, Igor Gomes, Nathan (Zaracho) e Hyoran; Pavón (Ademir) e Vargas (Sasha).



Técnico: Eduardo Coudet

Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: sábado, 4 de março de 2023, às 16h30
Local: Estádio Mamudão, em Governador Valadares
Transmissão: Premiere e tempo real do Superesportes

Árbitro: Antônio Márcio Teixeira da Silva
Assistentes: Magno Arantes Lira e Filipe Ramos de Santana
VAR: Michel Patrick Costa Guimarães