É noite de decisão! Às 21h30 desta quarta-feira (1/3), no Mineirão, em Belo Horizonte, o Atlético recebe o Carabobo, da Venezuela, em busca da classificação para a 3ª fase preliminar da Copa Libertadores.
O jogo de ida, em Caracas, na última quarta-feira (22/2), terminou empatado em 0 a 0. O Atlético teve uma atuação ruim e, na oportunidade, foi bastante criticado pelos torcedores nas redes sociais.
No fim de semana, o Galo ficou no empate com o América (1 a 1) em um clássico pelo Campeonato Mineiro. O Carabobo, por sua vez, perdeu para o Deportivo Táchira (3 a 1) no Campeonato Venezuelano.
Agora, quem vencer no Mineirão garantirá vaga na 3ª fase preliminar da Libertadores. Uma nova igualdade no Gigante da Pampulha leva a decisão para os pênaltis.
Em entrevista concedida na última terça-feira (28/2), Hulk, destaque do Atlético, reconheceu que a equipe está devendo uma "grande atuação" neste início de temporada. O atacante, de toda forma, está convicto de que esta quarta-feira representa uma grande oportunidade para que essa exibição aconteça.
"O time está trabalhando bem, está muito confiante, muito motivado. Eu tenho muita convicção de que será esse dia de fazer um grande jogo. Sempre respeitando a equipe do Carabobo, que não é uma equipe boba, e sabendo que não tem jogo fácil na Libertadores, mas dando nosso melhor", afirmou o camisa 7.
Retornos e desfalques no Atlético
O técnico Eduardo Coudet sofreu uma baixa importante para o duelo na Libertadores, mas conta com retornos importantes. Na zaga, Bruno Fuchs teve uma fratura no pé direito, durante o jogo de ida contra o Carabobo, e se juntou a Guilherme Arana, Igor Rabello e Alan Kardec no departamento médico do Atlético.
O atacante Cristian Pavón, por sua vez, segue cumprindo uma punição no torneio continental. Agora, restam cinco jogos a pagar pela pena da Conmebol.
As boas notícias ficam por conta dos retornos do meio-campista Matías Zaracho e do atacante Eduardo Vargas. O argentino chegou a ser acionado no segundo tempo do empate com o América pelo Estadual, após uma lesão no tornozelo esquerdo, enquanto o chileno cumpriu suspensão automática pela expulsão na Libertadores de 2021 e voltará a ser opção para o ataque.
Além deles, o destaque Hulk também está de volta. O camisa 7 já foi titular no clássico contra o Coelho após cumprir isolamento em função da COVID-19.
Carabobo busca classificação inédita aos grupos
O Atlético enfrentará o Carabobo pela segunda vez na história. O Galo se apoia em um excelente retrospecto diante de clubes venezuelanos: ao todo, foram nove confrontos, com sete vitórias alvinegras e dois empates.
O "Granate" se classificou à Libertadores de 2023 por ter encerrado o quadrangular final do Campeonato Venezuelano de 2022 na 3ª colocação. Na primeira fase, a campanha foi positiva: 11 vitórias, 13 empates e seis derrotas.
A equipe é uma das mais tradicionais da Venezuela, mas tem apenas um título nacional - conquistado em 1971. Nesta década, o Carabobo teve suas primeiras três participações no principal torneio do continente (1970, 1972 e 1974).
Após um longo período sem disputar a Libertadores, o Granate voltou a ser figura frequente nos últimos anos, mas sempre caindo nas fases preliminares: para o Junior de Barranquilla, da Colômbia, em 2017; para o Guaraní, do Paraguai, em 2018, e para o Universitário, do Peru, em 2020.
Fundado em 1964 com o nome de Valencia (cidade de origem), o Carabobo só passou a ter o nome atual na década de 90. Ele representa um dos estados da Venezuela.
Para o segundo duelo contra o Atlético, o time venezuelano enfrentou problemas de logística e teve viagem atrasada. O Granate treinou apenas uma vez para o embate decisivo na Copa Libertadores.
ATLÉTICO x CARABOBO-VEN
Carabobo
Vachoux; Cuesta, Aponte, Lujano e Pernia; Gonzalez, Flores e Balza; Pérez, Covea e Apaolaza.
Técnico: Juan Domingo Tolisano
Atlético
Everson; Mariano, Jemerson, Réver (Nathan Silva ou Lemos) e Dodô (Rubens); Allan, Edenilson (Zaracho), Pedrinho e Patrick; Paulinho e Hulk.
Técnico: Eduardo Coudet
Motivo: jogo de volta da 2ª fase preliminar da Copa Libertadores
Data e horário: quarta-feira, 1° de março de 2023, às 21h30
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Transmissão: ESPN, Star+, Globo, Globoplay e tempo real do Superesportes
Árbitro: Diego Haro (Peru)
Assistentes: Michael Orue (Peru) e Stephen Atoche (Peru)
VAR: Silvio Trucco (Argentina)