Atlético empatou com o Carabobo na estreia na Libertadores 2023 (Foto: Pedro Souza/Atlético)


Com o empate diante do Carabobo, na noite desta quarta-feira (22/2), em Caracas, na Venezuela, o Atlético ampliou uma importante sequência invicta como visitante na Copa Libertadores. Longe de seus domínios, o Galo não perde há 13 jogos no torneio continental.



 
Dugout
Desde a fase de grupos de 2019, o Atlético não perde fora de casa na Libertadores. No dia 10 de abril daquele ano, o Galo sofreu uma expressiva goleada para o Cerro Porteño, no Paraguai, por 4 a 1, pela 4ª rodada.

A derrota para o Nacional, do Uruguai, no Mineirão, viria a culminar em uma eliminação precoce no torneio continental naquela temporada. Ainda assim, a sequência invicta como visitante teria início no último jogo da fase de grupos, com vitória por 2 a 1 sobre o Zamora, na Venezuela.
 

Após uma campanha ruim no Campeonato Brasileiro de 2019, o Alvinegro ficou de fora da Libertadores de 2020. Voltaria em 2021, com o 3° lugar na Série A de 2020. 




A edição de retorno ficou marcada de forma traumática para os atleticanos. O Galo foi eliminado pelo Palmeiras, nas semifinais, de maneira invicta. Na trajetória que contou com 12 jogos, o Atlético venceu sete e empatou cinco.
 
 
Em 2022, o algoz seria novamente o Verdão - agora, nas quartas de final (e novamente com dois empates). Com o critério de gol fora de casa extinto no mata-mata, o clube paulista eliminou o time mineiro em uma disputa de pênaltis no Allianz Parque.

Agora, o Atlético tenta eliminar o Carabobo e mais uma equipe na 3ª fase da Libertadores para chegar à fase de grupos da edição de 2023. O Alvinegro segue contando com uma boa invencibilidade fora de casa.




Atlético também ostenta, ao lado do Palmeiras, a maior sequência invicta geral da história da Copa Libertadores. Entre 2019 e 2022, o Galo somou 18 jogos (com 11 vitórias e sete empates) sem ser derrotado no torneio continental.