O Atlético mudou de patamar no cenário do futebol continental em 2013. Comprovação disso é a frequência - além do título - na Copa Libertadores, principal torneio do continente: a edição de 2023 marcará a 9ª participação do Galo desde 2011. Relembre, na galeria de fotos abaixo, as últimas campanhas alvinegras no torneio.
Relembre campanhas recentes do Atlético na Libertadores
Campanhas recentes do Atlético na Copa Libertadores
- 2013 - campeão diante do Olimpia (Paraguai)
- 2014 - eliminado nas oitavas de final pelo Atlético Nacional (Colômbia)
- 2015 - eliminado nas oitavas de final pelo Internacional
- 2016 - eliminado nas quartas de final pelo São Paulo
- 2017 - eliminado nas oitavas de final pelo Jorge Wilstermann (Bolívia)
- 2019 - eliminado na fase de grupos
- 2021 - eliminado na semifinal pelo Palmeiras
- 2022 - eliminado nas quartas de final pelo Palmeiras
Oscilante durante a principal competição nacional, o Atlético encerrou a Série A do Campeonato Brasileiro de 2022 na 7ª colocação, com 58 pontos, garantindo vaga na fase preliminar da Copa Libertadores de 2023.
Esta será a segunda participação do Atlético nas etapas preliminares do torneio continental. Em 2019, o Alvinegro precisou superar Danubio e Defensor, ambos do Uruguai, para chegar à fase de grupos.
Naquela mesma edição, no entanto, o clube mineiro fez sua pior campanha na história. Em um grupo com Cerro Porteño (Paraguai), Nacional (Uruguai) e Zamora (Venezuela), o Galo somou apenas duas vitórias em seis jogos e terminou na 3ª posição, sem se classificar para as oitavas de final.
As condições da instituição, apesar disso, eram bem distintas dos dias atuais. Com a parceria do grupo conhecido como 4R's, que injeta recursos diretamente no clube, o Atlético sagrou-se campeão brasileiro e bi da Copa do Brasil - dispondo de um dos melhores elencos do continente.
O bi da Libertadores segue sendo o "sonho de consumo" alvinegro. Nos últimos dois anos, o time que era comandado por Cuca amargou eliminações traumáticas para o Palmeiras (primeiro, nas semifinais e, depois, nas quartas).
Com Eduardo Coudet, o Galo entra na etapa inicial do torneio continental em 2023 como um dos favoritos a conquistar uma vaga na fase de grupos. O desafio na segunda etapa preliminar é eliminar o Carabobo, da Venezuela.
O jogo de ida acontece nesta quarta-feira (22/2), às 21h30, no Estádio Olímpico UCV, em Caracas. A volta está marcada para o dia 1° de março, também às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.