Atlético pode garantir classificação antecipada no Mineiro diante do Patrocinense (Foto: Pedro Souza/Atlético)


O Atlético tem, já neste sábado (18/2), a oportunidade de "riscar" uma das pendências do primeiro trimestre: a classificação para as semifinais do Campeonato Mineiro. Com este objetivo em mente, o Galo recebe o Patrocinense no Independência, em Belo Horizonte, à 16h30, em partida válida pela 6ª rodada do Estadual.



 
Dugout
 

O Atlético é o líder do Grupo A, com 13 pontos. Em segundo lugar está o Athletic, com nove (seis partidas), enquanto o Pouso Alegre, terceiro, tem oito (cinco jogos). A última posição da chave é ocupada pelo Villa Nova, com quatro.

Caso vença o Patrocinense, o Galo chegará a 16 pontos. Desta forma, precisaria apenas que o Pouso Alegre não vencesse o seu compromisso contra o Democrata-GV, na segunda-feira, no Mamudão. Assim, o Alvinegro já garantiria o primeiro lugar do Grupo A.

O que esperar do Atlético?


O Atlético terá uma equipe alternativa contra o Patrocinense. O Galo jogará pelo Estadual no sábado e, no domingo, viajará para a Venezuela para o confronto contra o Carabobo, pela ida da segunda fase eliminatória da Copa Libertadores.




O torneio continental é a prioridade máxima do clube mineiro neste início de ano. Para além da importância esportiva, uma classificação à fase de grupos da Libertadores significa também uma grande injeção de recursos para os cofres da instituição (mais de R$ 20 milhões em todo o trajeto).

Com os titulares preservados, a tendência é que o Atlético tenha uma equipe parecida com a que venceu o Ipatinga por 1 a 0 na 3ª rodada do Campeonato Mineiro. Matheus Mendes pode receber a primeira chance do ano no gol, enquanto nomes como Pavón, Ademir e Vargas disputam vagas no ataque.
 
Dugout
 

O Galo aposta em um retrospecto bastante favorável diante do Patrocinense. Na história, foram nove confrontos entre os clubes, com sete vitórias do Atlético e dois empates.




Nas últimas quatro edições do Estadual, o time da capital bateu o time de Patrocínio. Os resultados das partidas válidas pela primeira fase foram: 1 a 0 (2019), 4 a 0 (2020), 3 a 1 (2021) e 3 a 0 (2022).

Momento do Patrocinense


O Patrocinense enfrenta um início difícil no Campeonato Mineiro de 2023. A Águia perdeu seus três primeiros jogos - contra Cruzeiro, Pouso Alegre e Tombense -, tendo conquistado sua primeira vitória apenas na 5ª rodada (diante do Athletic, por 1 a 0).

Os resultados fazem com que o clube de Patrocínio ocupe a 3ª colocação do Grupo B (o do América), somando apenas três pontos. Mesmo tendo um ponto a mais do que o lanterna Democrata-SL, o Patrocinense ainda está na zona que disputaria o triangular final contra o rebaixamento ao Módulo II.




Isso porque, de acordo com o novo regulamento do Estadual, os três clubes com as piores campanhas na primeira fase entram na disputa contra o descenso. Neste momento, apenas o próprio Democrata-SL tem menos pontos do que a Águia (dois).

ATLÉTICO x PATROCINENSE


Atlético


Matheus Mendes; Paulo Henrique, Nathan Silva, Réver e Rubens; Otávio, Igor Gomes, Ademir (Pavón) e Hyoran; Vargas e Sasha.
Técnico: Eduardo Coudet

Patrocinense


Adilson; Gleissinho, Alan Ferreira, Matheus Carioca e Rafael Furlan; Lucas Hulk, Galhardo e Daniel Costa; Léo Santos, Cristiano e Neto Costa.



Técnico: Tuca Guimarães

Motivo: 6ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: sábado, 18 de fevereiro de 2023, às 16h30
Local: Independência, em Belo Horizonte
Transmissão: SporTV, Premiere e tempo real do Superesportes

Árbitro: Michel Patrick Costa Guimarães
Assistentes: Pablo Almeida da Costa e Augusto Magno de Ramos
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira