Futuro reforço do Atlético, Mauricio Lemos recusou oferta do Barcelona
Zagueiro de 27 anos deve reforçar o Galo para a sequência da temporada 2023; ele pertence ao Fenerbahçe, da Turquia
Por Túlio Kaizer
15/02/2023 16:00
- Atualizado em: 15/02/2023 16:39
Mauricio Lemos, futuro reforço do Atlético, já marcou Neymar em um Las Palmas x Barcelona (Foto: Jaime Reina/AFP)
O Atlético está próximo de anunciar a contratação do zagueiro Mauricio Lemos, de 27 anos. O jogador uruguaio pertence ao Fenerbahçe, da Turquia, e foi um pedido do técnico Eduardo Coudet para a composição do elenco que disputará a Copa Libertadores deste ano. O defensor sul-americano tem uma história curiosa na carreira.
Dugout
Na temporada 2016/17, Mauricio Lemos recebeu uma oferta para defender o Barcelona. Ele era jogador do Rubin Kazan, da Rússia, e passou um ano por empréstimo no Las Palmas, da Espanha, onde se destacou.
As contratações do Atlético para 2023
Eduardo Coudet - Treinador foi anunciado para substituir Cuca, que não teve o contrato renovado com o Atlético.
Foto: Pedro Souza/Atlético
Paulinho - Primeiro reforço do Atlético para 2023. Meia-atacante estava no Bayer Leverkusen, da Alemanha.
Foto: Divulgação
Bruno Fuchs - Zagueiro de 23 anos pertence ao CSKA Moscou, da Rússia, e foi contratado pelo Atlético por empréstimo.
Foto: Reprodução
Edenilson - Atlético fechou contratação do meia por R$ 6 milhões, a serem pagos em quatro parcelas de R$ 1,5 milhão. Jogador estava no Internacional há seis anos.
Foto: Atlético/divulgação
Paulo Henrique - Atlético fechou a contratação do lateral-direito após acordo do jogador com o Juventude para rescisão de contrato.
Foto: Divulgação/Juventude
Igor Gomes - Meio-campista ex-São Paulo foi anunciado pelo Atlético.
Foto: Divulgação/São Paulo
Patrick - Meio-campista deixou o São Paulo e foi anunciado pelo Atlético
Foto: Miguel Schincariol / AFP
O bom desempenho chamou a atenção do Barça, que fez uma oferta por Mauricio Lemos. Mas, o defensor uruguaio não seguiu o 'caminho natural' e recusou a oferta do gigante espanhol. Meses depois, ele explicou porque não quis se transferir para o clube catalão.
"O diretor esportivo (Robert Fernandez) me disse que (o Barça) estava interessado e disposto a me dar uma oportunidade. Falei sobre isso com minha família e decidi não ir (para o Barcelona). Achei que era o melhor. Muitos jogadores vão pelo nome do clube, mas o que eles vão? Se um dia eu for para um grande clube como esse, minha intenção é ser titular", disse Mauricio Lemos.
Na visão do defensor uruguaio, ele não teria espaço no clube catalão em função da disputa por posição contra grandes nomes do futebol mundial, como Gerard Piqué, Samuel Umtiti e Javier Mascherano.
"A oferta não me convenceu. Não estávamos falando de dinheiro, estritamente de futebol - não estou pensando em dinheiro agora, apenas em crescer como jogador. Eu sabia que no Barcelona não teria minutos. Não me arrependo. Tomei minha decisão e a mantenho. É o meu futuro e vou escrevê-lo sozinho", completou.
Dugout
Lemos disse não se arrepender da escolha feita na carreira. Após recusar a oferta do Barça, ele passou por Las Palmas, Sassuolo (Itália), Fenerbahçe (Turquia) e Beerschot VA (Bélgica).
"Não, nunca me arrependo. Muitas vezes me disseram que o trem passa uma vez, mas não. O trem passa quantas vezes você quiser e quantas vezes vocês estão dispostos a deixá-lo ir. Fiz essa escolha e vou morrer com ela. Este é o meu futuro e vou escrevê-lo", concluiu na entrevista concedida em 2017.
Além de Mauricio Lemos, o Atlético está próximo de fechar a contratação do lateral-direito Renzo Saravia. Já em Belo Horizonte, os jogadores acertam os detalhes finais para se tornarem reforços do Galo.