Vargas está perto de marca centenária pelo Atlético (Foto: Pedro Souza/Atlético)

Eduardo Vargas pode atingir uma marca histórica no próximo sábado. Caso seja acionado pelo técnico Eduardo Coudet, ele será o 11° estrangeiro a alcançar 100 jogos com a camisa do Atlético. O Galo enfrenta o Ipatinga, às 19h, no Ipatingão, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro.





Comprado pelo Atlético em 2020, Vargas soma 99 partidas com a camisa do Galo. O atacante tem 21 gols marcados e 11 assistências. O último passe para gol aconteceu no lance da vitória sobre o Tombense, no último domingo, por 2 a 1, pelo Campeonato Mineiro. Em bela jogada, ele encontrou Hulk livre para marcar.

Vargas é o quarto maior artilheiro estrangeiro com a camisa do Atlético, ao lado de Savarino. À frente deles estão Lucas Pratto (42 gols), Cazares (41) e Otero (26).



Período de depressão


No ano passado, Vargas viveu altos e baixos. O período mais difícil ocorreu após a expulsão na eliminação do Atlético diante do Palmeiras na Copa Libertadores, no Allianz Parque. O jogador foi duramente criticado pela torcida nas redes sociais e multado financeiramente pelo Galo.



Dugout


Em entrevista, o chileno chegou a declarar que enfrentava um período de depressão. Vargas disse que se sentia como um "patinho feio" na chegada à Cidade do Galo para a rotina de treinamentos.

No entanto, o fim do ano reservou uma volta por cima. Com Hulk ausente devido a uma lesão na panturrilha, o jogador assumiu o protagonismo e marcou gols decisivos para a classificação do Atlético à próxima edição da Libertadores.

"Eu falei que não estava muito bem psicologicamente, mas fiz tudo para ajudar o time. Consegui ajudar nos últimos jogos para ter a classificação para a Libertadores. Agora estou com outra mentalidade. Dentro e fora do campo estou bem, me sentindo bem. Mentalmente muito bem", afirmou.




Estrangeiros com mais jogos


Até então, são 10 jogadores estrangeiros que atingiram a marca de 100 partidas com a camisa do Atlético.

O meia equatoriano Cazares lidera a lista, com 205 jogos. Na sequência estão o lateral-esquerdo uruguaio Carlos Cincunegui, com 194, e o zagueiro italiano Benito Fantoni, com 185.

Veja a lista de estrangeiros com mais jogos pelo Atlético


  1. Juan Cazares (meia equatoriano) - 205 jogos e 41 gols
  2. Carlos Cincunegui (lateral-esquerdo uruguaio) - 194 jogos e um gol
  3. Benito Fantoni (zagueiro italiano) - 185 jogos e um gol
  4. Rómulo Otero (meia venezuelano) - 135 jogos e 26 gols
  5. Junior Alonso (zagueiro paraguaio) - 132 jogos e dois gols
  6. Jesús Dátolo (meia argentino) - 127 jogos e 18 gols
  7. Matías Zaracho (meia argentino) - 114 jogos e 16 gols
  8. Nacho Fernández (meia argentino) - 109 jogos e 19 gols
  9. Lucas Pratto (atacante argentino) - 107 jogos e 42 gols
  10. Miguel Ortiz (goleiro argentino) - 100 jogos, com 67 gols sofridos e sete marcados
  11. Eduardo Vargas (atacante chileno) - 99 jogos e 21 gols