Aos 25 anos, o volante Allan já é um jogador de muitas histórias no cenário do futebol. Antes de ser multicampeão com o Atlético no Brasil, o jovem teve experiências inusitadas na Europa e contato direto com o técnico Jürgen Klopp, do Liverpool, da Inglaterra. "Um dos meus pais no futebol", afirmou o atleta.
Sem sequer atuar pelo profissional do Internacional, em 2015, Allan foi vendido pelo Colorado ao Liverpool. Na chegada de Klopp aos "Reds", o volante estava emprestado ao SJK, da Finlândia. Posteriormente, ao Sint-Truiden, da Bélgica.
"Uma pena que a gente viveu muito pouco junto, mas eu posso considerar que é um dos meus pais no futebol e eu vou explicar o porquê. Não é só porque eu treinei com ele e porque ele é um grande treinador. Eu tenho os motivos (risos). Cheguei no Liverpool, era outro treinador. E logo em seguida esse treinador saiu, e ele chegou. Acho que foi com três meses. Como eu não tinha o visto [de trabalho], eu tinha sido emprestado para um clube da Finlândia", relembrou em entrevista à GaloTV.
Após 16 jogos pelo Hertha Berlin na temporada 2016/2017, Allan ainda não era visto como um jogador pronto para ser utilizado pelo Liverpool. Ele foi repassado, então, ao Apollon Limassol, do Chipre, onde fez 22 partidas.
Novo contato com Klopp
Na expectativa de dar um novo salto no futebol europeu, o jogador voltou a entrar em contato com Jürgen Klopp. O treinador alemão foi o responsável direto por alocar Allan em outro clube de maior expressão em seu país natal.
"Meus empresários também não tinham conseguido clubes de Europa League, e ele ligou para outro clube, que foi o [Eintracht] Frankfurt, que já estava classificado na Europa League, e me encaixou lá de novo. Tipo, indicação dele. Não foi o clube que veio atrás. Sempre ele que ligava para o pessoal", disse.
Depois de uma breve passagem pelo Frankfurt, com apenas quatro jogos, Allan retornou ao Brasil, por empréstimo. Em 2019, pelo Fluminense, o volante fez uma temporada de muito destaque e chamou a atenção do Atlético. Após vencer uma "batalha" com o Tricolor das Laranjeiras, o Galo anunciou a contratação do atleta que viria a se tornar ídolo da torcida.
No início de sua quarta temporada pelo Atlético, Allan guarda com carinho as experiências que teve com Klopp, que já rasgou elogios ao seu futebol. "Eu o vi treinando e pensei: 'Oh, meu Deus, o que nós podemos fazer para manter esse garoto aqui e colocá-lo para jogar?'. Ele tem 19 anos, um talento acima da média, é um bom jogador com uma boa atitude, todo mundo o ama, é um cara legal - e isso é muito, muito bom. Ele é um jogador inteligente", avaliou o treinador.