Nos últimos anos, o Atlético teve dificuldades para colocar os estrangeiros de seu elenco em campo. O Galo tinha mais jogadores de fora do Brasil do que o limite permitido em partidas de competições nacionais. O problema não acontecerá mais. Pelo menos por enquanto. O Alvinegro inicia a temporada 2023 com apenas três 'gringos' no grupo que será comandado pelo argentino Eduardo Coudet.
O Atlético inicia 2023 com os argentinos Matías Zaracho e Cristian Pavón e o chileno Eduardo Vargas no elenco. Em relação a 2022, deixaram o grupo o paraguaio Junior Alonso (voltou para o Krasnodar, da Rússia) e o argentino Nacho Fernández (voltou para o River Plate).
O Galo pode ter mais um estrangeiro em seu elenco ainda neste ano. O meio-campista equatoriano Alan Franco, que disputou a última Copa do Mundo, pode voltar ao clube. Ele está emprestado ao Talleres, da Argentina, até o fim do primeiro semestre.
O número de estrangeiros é reduzido atualmente, mas o Atlético segue de olho no mercado sul-americano em busca de oportunidades para reforçar o elenco. O Galo ainda tem interesse em mais um lateral-direito e um zagueiro para a sequência de 2023.
Desde 2015
A última vez que o Atlético teve poucos estrangeiros no elenco como atualmente foi em 2015. Naquele ano, o Galo contava com o argentino Jesús Dátolo, único remanescente de 2014, e buscou dois jogadores sul-americanos para o grupo: o atacante argentino Lucas Pratto e o meio-campista colombiano Sherman Cárdenas.
Lucas Pratto, inclusive, é o maior artilheiro estrangeiro da história do Atlético. Ele marcou 42 gols com a camisa alvinegra. Logo depois dele vem o equatoriano Cazares, com 41. O meia jogou pelo Galo entre 2016 e 2020.
Relembre os estrangeiros do Atlético ano a ano
2023: Cristian Pavón, Eduardo Vargas e Matías Zaracho
2022: Cristian Pavón, Dylan, Eduardo Vargas, Jefferson Savarino, Junior Alonso, Matías Zaracho e Nacho Fernández
2021: Alan Franco, Dylan, Eduardo Vargas, Jefferson Savarino, Junior Alonso, Matías Zaracho e Nacho Fernández
2020: Alan Franco, Dylan, Eduardo Vargas, Franco di Santo, Jefferson Savarino, Juan Cazares, Junior Alonso, Lucas Hernández, Matías Zaracho, Ramón Martínez e Rómulo Otero
2019: David Terans, Franco di Santo, Juan Cazares, Lucas Hernández, Martín Rea, Ramón Martínez, Rómulo Otero e Yimmi Chará
2018: David Terans, Juan Cazares, Martín Rea, Rómulo Otero, Tomás Andrade e Yimmi Chará
2017: Frickson Erazo, Juan Cazares, Lucas Pratto e Rómulo Otero
2016: Frickson Erazo, Jesús Dátolo, Juan Cazares, Lucas Pratto e Rómulo Otero
2015: Jesús Dátolo, Lucas Pratto e Sherman Cárdenas
Saiba mais