O Atlético encorpou o meio-campo nesta janela de transferências, e o técnico Eduardo Coudet terá uma boa 'dor de cabeça' para montar o time titular. Com a iminente chegada de Patrick, do São Paulo, e a ida de Jair para o Vasco, o clube chegará a quatro contratações neste setor, com apenas duas saídas.
Quem estará à disposição de Coudet na estreia do Mineiro?
Ainda reforçaram o grupo alvinegro os meias Igor Gomes, que também estava no Tricolor Paulista; Edenilson, ex-Internacional; e Hyoran.
O outro atleta que deixou o Galo foi Nacho Fernández, vendido ao River Plate.
O outro atleta que deixou o Galo foi Nacho Fernández, vendido ao River Plate.
A mudança estrutural se deve muito ao esquema tático que deverá ser utilizado por Eduardo Coudet. O argentino já admitiu que prefere o 4-1-3-2, ou seja, o Atlético terá quatro atletas no meio-campo.
"Esse é o esquema que mais gosto, que mais utilizo, que podemos mudar de acordo com o rival ou a partida. Mas seguramente esse é o sistema que mais gosto", disse o treinador, ao ser apresentado pelo clube.
A começar pelo primeiro volante, Allan é o favorito para ser titular da posição, enquanto Otávio será opção. A partir disso, Coudet tem oito jogadores para as três funções mais avançadas no setor.
Igor Gomes, Edenilson e Zaracho podem atuar tanto abertos quanto centralizados. Canhotos, Patrick, Calebe e Rubens devem ser utilizados preferencialmente pela esquerda, enquanto Hyoran e Pedrinho têm características mais ofensivas.
Possibilidades para o time titular
Como Zaracho se recupera fratura no tornozelo esquerdo e Patrick ainda não chegou à Cidade do Galo, é possível imaginar que Allan e Edenilson iniciem a temporada como titulares. Igor Gomes e Pedrinho também têm boas chances, mas enfrentam as concorrências dos demais atletas citados.
Coudet revelou que pode mudar o posicionamento de alguns atletas e por isso ainda existe a possibilidade de Eduardo Vargas e Paulinho serem utilizados no meio-campo.
"Vamos tratar do que podemos ver e não contar muito do que tentaremos fazer (risos). É trabalho. Seguramente, vamos modificar o posicionamento de alguns jogadores que creio que podem se adaptar. Creio que o grupo que temos tem características para jogar ao que se quer. É trabalhar e tratar de encontrar a ideia e a forma o mais rápido possível", projetou.
Outro jogador que poderia estar à disposição do técnico no setor é Nathan, mas o clube não conta com o jogador. Yan, meia de 19 anos, já integrou o profissional do clube, mas está disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior no momento.
São com esses 'problemas' que o Coudet iniciará sua trajetória no Atlético no dia 21 de janeiro, sábado, às 16h30, quando o time alvinegro enfrentará a Caldense. A partida, válida pelo Campeonato Mineiro, deverá ser disputada no Independência, em Belo Horizonte.
As opções de Coudet no meio-campo do Atlético:
- Allan
- Otávio
- Zaracho
- Igor Gomes
- Patrick
- Rubens
- Calebe
- Edenilson
- Hyoran
- Pedrinho
Saiba mais
- Presidente do São Paulo revela pedido de Patrick antes de ida ao Atlético
- Jemerson detalha perfil e trabalho de Coudet em pré-temporada do Atlético
- Atlético libera Jair para viagem ao RJ, e Vasco prepara anúncio do volante
- Futuros craques? Atlético estipula quantos jogadores da base têm potencial
- Quem estará à disposição de Coudet na estreia do Mineiro?