Hulk fez um dos gols da goleada sobre o La Guaira em 2021 (Foto: AFP / POOL / Yuri EDMUNDO)

O Atlético conheceu, nessa quarta-feira, o seu primeiro adversário na próxima edição da Copa Libertadores. O Galo enfrentará o Carabobo, da Venezuela, pela segunda fase preliminar do torneio continental. E o clube mineiro tentará manter uma escrita: nunca foi derrotado por equipes venezuelanas.




O Atlético tem oito jogos contra venezuelanos em sua história. Até então, são sete vitórias e um empate. O Superesportes relembra os confrontos abaixo.

Copa Conmebol 1995


A primeira partida do Atlético contra uma equipe venezuelana aconteceu no Mineirão, pela Conmebol de 1995. O Galo goleou o Mineros por 6 a 0. Os gols foram de Ézio, Jorge Luís, Euller, Renaldo (2) e Silva.

No duelo de volta, realizado no Estádio Chachamay, em Puerto Ordaz, nova goleada do Galo, desta vez por 4 a 0. O meia Júlio César anotou um hat-trick, enquanto Silva fechou o placar.




Copa Libertadores 2014


O reencontro com uma equipe venezuelana aconteceu apenas na Copa Libertadores de 2014. O Galo, então atual campeão, enfrentou o Zamora na fase de grupos e venceu os dois jogos por 1 a 0, ambos com gol de Jô - o duelo em Belo Horizonte marcou o último gol do centroavante antes de um jejum de mais de um ano.

Copa Libertadores 2019


Na campanha vexatória de 2019, que culminou com uma eliminação na fase de grupos (curiosamente, na única vez que o Galo disputou a "pré-Libertadores"), o Galo teve duas vitórias mais uma vez contra o Zamora.

No Mineirão, virada por 3 a 2, após terminar o primeiro tempo perdendo por 2 a 0. Maicon Bolt, Vina e Fábio Santos viraram para o Galo. 

Já na Venezuela, o jovem Alerrandro fez os dois gols e comandou o triunfo por 2 a 1, que garantiu o Alvinegro na Copa Sul-Americana daquele ano - a equipe acabou eliminada na semifinal para o Colón, da Argentina.




Copa Libertadores 2021


No maior ano de sua história, quando foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil, o Galo foi semifinalista da Libertadores. Mas, o super time alvinegro foi o único que não venceu um duelo contra um time venezuelano. 

O Atlético enfrentou o Deportivo La Guaira na fase de grupos. Fora de casa, empate por 1 a 1. Após sair perdendo, o Galo empatou no segundo tempo com Matías Zaracho. Já no Mineirão, goleada por 4 a 0, com gols de Savarino, Marrony, Hulk e Nathan.

Atlético x Carabobo


O jogo que marcará a estreia do Galo no torneio continental pode ocorrer nos dias 21, 22 ou 23 de fevereiro, fora de casa. O duelo de volta será disputado entre de 28 de fevereiro e 2 de março, em Belo Horizonte.




Nesta fase, o Atlético decidirá a vaga no Mineirão, em Belo Horizonte, por ter a melhor colocação no ranking da Conmebol. Em caso de avanço, o mesmo acontecerá na terceira etapa da Libertadores.

O clube mineiro é o time melhor posicionado no ranking entre as equipes que disputarão a fase eliminatória do torneio continental (11° colocado, com 4.135,2 pontos).