A inauguração da Arena MRV, estádio do Atlético, deve acontecer em março de 2023, e o Galo quer que a nova casa seja palco de grandes momentos. O clube, contudo, vai precisar se livrar de uma "maldição": a das novas arenas próprias do Brasil.
As novas arenas próprias, que viraram realidade no Brasil com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, sediada no país, garantiram novas receitas e melhores estruturas para os clubes. Apesar disso, na primeira temporada de uso, nenhum time brasileiro conquistou um título, com a maioria deles tendo campanhas, inclusive, ruins.
Veja, abaixo, alguns exemplos da "maldição" das arenas próprias
Arena Corinthians
Construído do zero em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, o tão sonhado estádio próprio do Corinthians não foi garantia de grandes resultados para o Timão. Inaugurado em maio de 2014, a Arena Corinthians foi palco aquele ano de: campanha de quartas de final da Copa do Brasil, mas com fim traumático com a eliminação para o futuro campeão Atlético; e quarta colocação do Corinthians na Série A do Campeonato Brasileiro.
Allianz Parque
Casa do Palmeiras, o Allianz Parque surgiu da total reformulação do antigo Parque Antártica e foi inaugurado em novembro de 2014. O ano, contudo, não foi nada bom para o Palmeiras: o time, que já havia tido resultados ruins em Campeonato Paulista e Copa do Brasil, terminou o Brasileirão em 16º, uma posição acima da zona de rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Arena do Grêmio
O Grêmio inaugurou sua arena própria no fim de 2012, sendo o primeiro ano de disputas em 2013. O time não foi bem no Campeonato Gaúcho, sem se classificar para as finais, caiu nas oitavas de final da Copa Libertadores, nas semifinais da Copa do Brasil e teve como melhor resultado o vice-campeonato brasileiro, ficando atrás somente do Cruzeiro.
Estádio Beira-Rio
Reinaugurado em abril de 2014, o Beira-Rio viu o Internacional ter um ano modesto. A equipe saiu na Terceira Fase da Copa do Brasil, na Primeira Fase da Copa Sul-Americana e teve como melhor resultado o terceiro lugar do Brasileirão.
Arena da Baixada
O ano de 2014 do Athletico Paranaense teve como principal fato a reinauguração da Arena da Baixada, em setembro. A equipe, contudo, caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil e terminou o Brasileirão somente na oitava posição.
Arena MRV
Fotos atualizadas da Arena MRV (1/12)
O Atlético disputará em 2023 quatro competições: Campeonato Mineiro, Copa Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. O Galo tem condição de disputar todos os torneios na Arena MRV, no Bairro Califórnia, Região Noroeste de Belo Horizonte. A nova casa deve ser inaugurada em 25 de março de 2023, segundo o clube.