Arena MRV está em fase final de construção e iniciou este mês o plantio de grama (Foto: Bruno Sousa/Atlético)

A inauguração da Arena MRV, estádio do Atlético, deve acontecer em março de 2023, e o Galo quer que a nova casa seja palco de grandes momentos. O clube, contudo, vai precisar se livrar de uma "maldição": a das novas arenas próprias do Brasil.




As novas arenas próprias, que viraram realidade no Brasil com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, sediada no país, garantiram novas receitas e melhores estruturas para os clubes. Apesar disso, na primeira temporada de uso, nenhum time brasileiro conquistou um título, com a maioria deles tendo campanhas, inclusive, ruins.

Veja, abaixo, alguns exemplos da "maldição" das arenas próprias


Arena Corinthians


Temporada 2014 do Corinthians contou com quatro lugar do Brasileiro, mas eliminação traumática na Copa do Brasil (Foto: Photocamera)

Construído do zero em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, o tão sonhado estádio próprio do Corinthians não foi garantia de grandes resultados para o Timão. Inaugurado em maio de 2014, a Arena Corinthians foi palco aquele ano de: campanha de quartas de final da Copa do Brasil, mas com fim traumático com a eliminação para o futuro campeão Atlético; e quarta colocação do Corinthians na Série A do Campeonato Brasileiro.

Allianz Parque


Casa do Palmeiras, o Allianz Parque surgiu da total reformulação do antigo Parque Antártica e foi inaugurado em novembro de 2014. O ano, contudo, não foi nada bom para o Palmeiras: o time, que já havia tido resultados ruins em Campeonato Paulista e Copa do Brasil, terminou o Brasileirão em 16º, uma posição acima da zona de rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.




Arena do Grêmio


Grêmio teve o melhor ano na primeira temporada de disputa na casa nova: vice-campeão brasileiro (Foto: Edu Andrade/Folhapress)

O Grêmio inaugurou sua arena própria no fim de 2012, sendo o primeiro ano de disputas em 2013. O time não foi bem no Campeonato Gaúcho, sem se classificar para as finais, caiu nas oitavas de final da Copa Libertadores, nas semifinais da Copa do Brasil e teve como melhor resultado o vice-campeonato brasileiro, ficando atrás somente do Cruzeiro.

Estádio Beira-Rio


Reinaugurado em abril de 2014, o Beira-Rio viu o Internacional ter um ano modesto. A equipe saiu na Terceira Fase da Copa do Brasil, na Primeira Fase da Copa Sul-Americana e teve como melhor resultado o terceiro lugar do Brasileirão.

Arena da Baixada


O ano de 2014 do Athletico Paranaense teve como principal fato a reinauguração da Arena da Baixada, em setembro. A equipe, contudo, caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil e terminou o Brasileirão somente na oitava posição.




Arena MRV



O Atlético disputará em 2023 quatro competições: Campeonato Mineiro, Copa Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. O Galo tem condição de disputar todos os torneios na Arena MRV, no Bairro Califórnia, Região Noroeste de Belo Horizonte. A nova casa deve ser inaugurada em 25 de março de 2023, segundo o clube.