O Atlético oficializou a venda do goleiro Rafael, de 33 anos, para o São Paulo. O Galo receberá cerca de R$ 5 milhões pela negociação. O jogador assina por três temporadas com o Tricolor.
"Valeu, Rafa! O #Galo acertou a venda do goleiro Rafael para o São Paulo. No clube desde 2020, Rafa tinha contrato até o final de 2025. Ele fez 31 jogos e conquistou os títulos do Brasileiro, Copa do Brasil, Supercopa e o Mineiro (3x). Boa sorte, goleirão!", publicou o clube.
Contratações dos clubes da Série A para a temporada 2023
"Valeu, Rafa! O #Galo acertou a venda do goleiro Rafael para o São Paulo. No clube desde 2020, Rafa tinha contrato até o final de 2025. Ele fez 31 jogos e conquistou os títulos do Brasileiro, Copa do Brasil, Supercopa e o Mineiro (3x). Boa sorte, goleirão!", publicou o clube.
Rafael foi contratado pelo Atlético em março de 2020. Ele havia acabado de deixar o arquirrival Cruzeiro por vias judiciais. No Galo, ele chegou para ser titular. Um dia depois de seu anúncio, no entanto, o clube contratou o técnico Jorge Sampaoli, que queria utilizar um goleiro que trabalhasse melhor com os pés.
Em 10 de setembro daquele ano, o Atlético anunciou a contratação de Everson. Naquele momento, Rafael somava 15 jogos pelo clube. Então titular, ele havia acabado de ser expulso num duelo contra o Santos, na Vila Belmiro. Chance para o novo contratado, que assumiu a posição e não perdeu mais.
Na temporada 2020, Rafael ainda entrou em campo mais duas vezes - Everson testou positivo para COVID-19.
Em 2021, Rafael viveu um ano frustrante. Em sua quarta partida na temporada, ele sofreu grave lesão no ombro direito e ficou afastado por cerca de cinco meses. Quando voltou, comemorou títulos com o Atlético, mas só jogou uma vez.
Neste ano, o goleiro teve nove oportunidades de entrar em campo. Todas elas por ausência do titular - convocação, suspensão ou por Everson ter sido poupado.
Mesmo jogando pouco, Rafael teve o contrato renovado pelo Atlético neste ano. O vínculo, que se encerraria no fim da temporada, foi ampliado até o fim de 2025. Essa extensão possibilitou ao Galo receber pela venda do atleta, já que ele poderia assinar um pré-contrato com outro clube em julho.
No total, Rafael fez 31 jogos com a camisa do Atlético e sofreu 21 gols. Em 16 destas partidas, ele saiu de campo sem ser vazado. Foram seis títulos conquistados: três estaduais (2020, 21 e 22), Campeonato Brasileiro (2021), Copa do Brasil (2021) e Supercopa do Brasil (2022).
No Tricolor Paulista, Rafael vai disputar posição com Felipe Alves, Jandrei e Thiago Couto. A saída do jogador representa um alívio nas contas alvinegras, já que ele era o goleiro reserva com maior salário no futebol brasileiro.
Saiba mais
- Contratações dos clubes da Série A para a temporada 2023
- Rafael deixa o Atlético com poucos jogos e seis títulos conquistados
- Atlético vai esperar proposta para avaliar venda de Nacho ao River Plate
- Juventude anuncia o meio-campista Wesley Hudson, ex-Atlético
- River Plate negocia volta de Nacho, do Atlético, diz imprensa argentina
- Com saída de Rafael, Atlético recusa propostas por Matheus Mendes