Arana, Rabello, Hulk e Kardec: os lesionados do Atlético (Foto: Montagem com imagens de Pedro Souza/Atlético)


Novo coordenador da preparação física do Atlético, Cristiano Nunes projetou os retornos dos jogadores lesionados no Galo. Atualmente, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o zagueiro Igor Rabello e os atacantes Hulk e Alan Kardec se recuperam com auxílio do departamento médico do clube mineiro.



 
Dugout
 

O Atlético sofreu com baixas importantes no segundo semestre de 2022. Igor Rabello foi o primeiro deles, com duas lesões no joelho esquerdo: uma no menisco medial e uma ruptura no ligamento cruzado. Depois, em setembro, Arana teve lesão multiligamentar, também no joelho esquerdo - em lance que o tirou da Copa do Mundo do Catar.

Hulk, por sua vez, vinha atuando na reta final da temporada com um desconforto na panturrilha esquerda. Posteriormente, foi constatada uma séria lesão muscular na região, que o tirou de combate nos últimos jogos do Galo no ano. Alan Kardec ficou de fora em virtude de uma cirurgia para retirada de uma hérnia de disco.

Guilherme Arana e Igor Rabello


O Superesportes entrevistou Cristiano Nunes, que assumiu cargo na coordenação da preparação física do Atlético. O profissional comentou as lesões mais graves do elenco e demonstrou expectativa positiva pelas recuperações de Rabello e Arana: ele acredita que os atletas podem estar à disposição do técnico Eduardo Coudet no início do Campeonato Brasileiro.



"O Igor e o Arana são lesões mais graves, que demandam um pouco mais de tempo. Todos esses quatro atletas estão em atividade diária no nosso CT, na Cidade do Galo, com os nossos fisioterapeutas. Trabalhando em período integral para que eles possam retornar o mais rápido possível. Estão extremamente dedicados e focados, querendo esse retorno o quanto antes. Porém, principalmente no caso do Arana e do Igor, merece um cuidado especial, porque há um tempo de cicatrização desse enxerto, desse ligamento reconstruído. Então, precisa passar por todas as etapas para que eles voltem a jogar em alto nível. E o mais importante: diminuir ao máximo a possibilidade de uma recidiva, porque você ter uma nova ruptura de um cruzado perde toda a temporada de 2023", frisou.
 
Dugout
 

"Acreditamos aí, se é que eu posso dar uma estimativa de tempo (o dia a dia vai nos mostrar a possibilidade), pelo menos mais uns três ou quatro meses. Acredito que para o final do Estadual, início do Campeonato Brasileiro, esses dois atletas estarão aptos para realizar partidas oficiais. Isso pode antecipar um pouco como pode postergar, à medida que eles vão respondendo. O que eu posso garantir é que esses atletas estão extremamente comprometidos em voltar o quanto antes", acrescentou.

Hulk e Alan Kardec


Em seguida, Cristiano comentou sobre as situações de Hulk e Alan Kardec. Os atacantes enfrentam processos menos complicados de recuperação. A expectativa da comissão do Galo é de que ambos já estejam à disposição no início da pré-temporada.




"Sobre o Kardec e o Hulk: nós esperamos ter esses jogadores já em atividade na nossa reapresentação - é claro que de forma controlada. O Kardec teve um procedimento na sua coluna, teve que fazer uma pequena cirurgia, invasiva, mas já está em fase avançada de recuperação. O Hulk teve uma lesão na panturrilha. Também em fase avançada (de recuperação). Pegou um pouquinho do tendão da musculatura gastrocnêmio, então precisa de um cuidado mais especial, principalmente no seu retorno", avaliou.

"Provavelmente, esses atletas já estarão em campo a partir do dia 14, no início da pré-temporada, porém com atividades um pouco mais controladas. Isso para que eles possam, gradualmente, evoluir no tocante à confiança em relação aos movimentos. Como também no tocante à melhora da questão física, pelo fato de você estar há dois meses em inatividade (em relação às atividades mais intensas). Essa crescente da condição física desses jogadores precisa acontecer de forma gradual", encerrou ao Superesportes.