Futuro reforço do Atlético, o meia-atacante Paulinho, de 22 anos, tem uma ligação em sua carreira com o clube mineiro. Foi contra o Galo, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro de 2017, que ele marcou os primeiros gols como profissional.
Veja todos os reforços contratados por Rodrigo Caetano no Atlético
Na época, Paulinho defendia o Vasco, clube que o revelou para o futebol. O jovem havia acabado de subir para a equipe principal. Em seu terceiro jogo, marcou duas vezes e comandou a vitória cruz-maltina por 2 a 1. "Emoção muito grande! Só tenho que agradecer a todos os torcedores. Eles já vinham acompanhando a gente na base. Hoje não foi diferente. Fiquei muito feliz em ser ovacionado hoje", disse o jogador após a partida.
Agora, Paulinho está muito próximo de se tornar reforço do Atlético. Simon Rolfes, diretor de futebol do Bayer Leverkusen, afirmou que está em negociação com o Galo para liberar o atleta em janeiro. "Estamos em negociação", revelou o dirigente ao portal Kicker, da Alemanha.
Paulinho tem contrato com o Leverkusen até o meio de 2023, e a ideia é que o jogador seja cedido ao Atlético por empréstimo já no início do ano para, posteriormente, assinar um contrato definitivo. A negociação teria moldes idênticos aos da transferência do volante Otávio, que foi contratado pelo Galo junto ao Bordeaux, da França, em 2022.
Segundo o Kicker, a situação deve se concretizar nos próximos dias. O portal alemão destaca que o Bayer terá "prejuízo milionário", já que investiu 18,5 milhões de euros junto ao Vasco, em 2017, para contratar o meia-atacante.
O empréstimo é tratado na imprensa alemã como iminente. Paulinho nunca rendeu o que se esperava no Leverkusen, também em virtude de uma grave lesão no ligamento cruzado do joelho em 2020.
O jogador de 22 anos deixará o clube alemão com apenas 79 jogos oficiais em quatro anos e meio, tendo contribuído com nove gols e cinco assistências. "É importante que todos os jogadores que estão aqui estejam totalmente concentrados", disse Simon Rolfes ao comentar a negociação com o Atlético.
Ainda de acordo com o Kicker, o Bayer Leverkusen cobrará uma "taxa de seis dígitos", em euros, pelo empréstimo de Paulinho. A quantia não será nem próxima ao valor investido pelo clube junto ao Vasco, mas é uma forma de compensação pela liberação do campeão olímpico com o Brasil.