Planejamento do Atlético para plantio da grama foi adiado em função das chuvas na região Sudeste (Foto: Reprodução/Galo TV)

A expectativa do Atlético era de realizar o plantio da grama da Arena MRV nessa segunda-feira. O planejamento, no entanto, foi adiado em função das chuvas na região Sudeste. As mudas de grama serão colhidas em uma fazenda na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Mas, com as condições atuais, não foi possível realizar a colheita.



Dugout


A explicação foi dada por Cláudio Godoy, engenheiro especialista em construção de campos esportivos, que vem trabalhando nas obras da Arena MRV. Ele explicou o cenário de atraso.

"O plantio não será em sementes, será em sprigs, que são mudas, sprigs é o termo técnico para muda de grama. Esse sistema de plantio estava previsto para ser executado ontem, mas tem um problema um pouquinho sério, que a grama não pode vir muito úmida. Ele é colhida em uma fazenda na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e transportada à noite para evitar esse problema que pode acontecer", disse, completando. 

"Para ela ser colhida, a gente precisa de uma condição ideal, uma margem de umidade no solo. Se estiver muito seca, não pode colher. Se estiver muito úmida, também não pode. E tem chovido muito lá, no Sudeste todo, principalmente na região da fazenda. Existia uma previsão de janela no fim de semana, que acabou não acontecendo. Por causa disso, não colhemos a grama e estamos aguardando para ter uma condição ideal".




O processo de colheita e plantio é bem rápido, como explicou o engenheiro. "A grama é colhida em um dia, precisamos de um período de estiagem na fazenda, para ter a condição ideal. Colhe ela em um dia, transporta durante a noite e chega aqui de manhã. A gente começa o plantio e, no mesmo dia, 100% do campo está plantado".
Cláudio Godoy disse ainda que a escolha para utilização de mudas de grama se deve à estrutura feita na Arena MRV. Desta forma, o engenheiro espera que a drenagem do gramado do estádio funcione com mais eficiência.

"O sistema de placas não é mais utilizado, principalmente em arenas. Neste tipo de gramado, a gente usa o sprig, que é a muda, porque a gente não pode trazer um solo externo. Quem vem acompanhando a obra, viu que a gente teve um grande trabalho para construção da drenagem, do sistema de camada drenante, de irrigação. Agora a gente está no momento de colocar a grama em cima de um sistema. Se eu trouxer um solo externo, corro o risco de fazer a drenagem perder eficiência", concluiu.




O Atlético espera finalizar as obras da Arena MRV neste mês de dezembro. O estádio deve ser utilizado para jogos oficiais a partir de junho de 2023.

Inauguração da Arena MRV 

 
O 'Lendas do Galo' será o terceiro evento da inauguração da Arena MRV e marcará a primeira vez que a bola vai rolar no estádio do Atlético. Além da partida com craques da história do clube, o evento do dia 6 de maio terá o show de Zeca Pagodinho. 

Já a programação do BH Festival começa no dia 25 de março, aniversário de 115 anos do Galo, com o Nascimento do Campo, primeiro evento na Arena MRV, que receberá 10 mil pessoas. Nesse dia acontecerá a marcação das linhas do campo, instalação das traves e um show especial com a Orquestra Ouro Preto.



 
A inauguração oficial, com uma partida do time profissional do Atlético contra uma equipe estrangeira, está prevista para o dia 27 de maio. Será a primeira partida do Alvinegro na nova casa.
 
Para encerrar as comemorações da inauguração da Arena MRV, no dia 27 de maio acontece o "Sacode BH", com grandes artistas. Jota Quest, Ivete Sangalo, César Menotti e Fabiano e uma atração internacional já estão confirmados.