Atlético ficou quase R$ 10 milhões abaixo da meta de receita com bilheteria em 2022 (Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)


A temporada do Atlético em 2022 foi abaixo das expectativas. Os resultados dentro de campo impactaram diretamente a lotação das arquibancadas, e o clube mineiro não alcançou a meta de receita com bilheteria estipulada para o ano.



 
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No orçamento para 2022, o Atlético detalhou que esperava atingir R$ 53 milhões em receita bruta com a comercialização de ingressos na temporada. O Galo fechou o ano com exatos R$ 43.436.316,20 em arrecadação - quase R$ 10 milhões abaixo do objetivo.

As contas também consideram a final do Campeonato Mineiro, disputada em campo neutro e com renda dividida com o rival Cruzeiro. Na ocasião, o Galo sagrou-se tricampeão estadual.

Em termos de receita líquida, os números devem fechar próximos a R$ 22 milhões. Isso porque até o jogo contra o Botafogo, na 36ª rodada, o Atlético somava R$ 21,5 milhões neste quesito, e a renda bruta contra o Cuiabá, na 37ª rodada, foi de R$ 738.279,75. Até a atualização desta reportagem, o borderô da partida ainda não havia sido divulgado.




Os números de bilheteria são mais um dos reflexos do desempenho do Atlético dentro de campo. Com quedas decepcionantes na Copa do Brasil e na Copa Libertadores, além de uma performance abaixo do esperado no Campeonato Brasileiro, o time mineiro viu os públicos no Mineirão, em Belo Horizonte, caírem - ainda que os jogadores tenham reconhecido o apoio vindo das arquibancadas.

No último compromisso de 2022, o Atlético depende de um empate na 38ª rodada da Série A, contra o Corinthians, para se classificar à Libertadores de 2023. Em caso de vitória e tropeço do Athletico-PR contra o Botafogo, o Galo garantirá vaga direta na fase de grupos do torneio continental.

Metas no orçamento do Atlético para 2022


  • Bilheteria: R$ 53.000.000
  • Transmissão, imagem e premiação: R$ 163.678.000
  • Transferência de atletas: R$ 140.000.000
  • Outras receitas: R$ 8.427.000
  • Galo na Veia: R$ 30.000.000
  • Patrocínio/marketing: R$ 52.102.000
  • Clubes sociais: R$10.130.000