Atlético precisa de empate na 38ª rodada para garantir vaga na Libertadores (Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)


O Atlético precisa de um empate na 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, contra o Corinthians, para garantir uma vaga na Copa Libertadores de 2023. Uma igualdade na Neo Química Arena, em São Paulo, colocará o Galo no torneio continental - independentemente dos resultados em jogos de concorrentes.



 
Dugout
 

Com a vitória sobre o Cuiabá, na noite desta quinta-feira (10/11), no Mineirão, em Belo Horizonte, o Atlético chegou aos 55 pontos e recuperou a 7ª colocação do Brasileirão. O 7° e o 8° garantem vagas na fase preliminar da Libertadores.

Neste momento, a 9ª posição é ocupada pelo América, rival do Galo. O Coelho tem 52 pontos na tabela de classificação - três a menos que o Alvinegro. Dessa forma, um empate entre Corinthians impossibilitaria que o Alviverde alcançasse o time de Cuca.

Em caso de derrota diante do Timão, no entanto, o Atlético precisará torcer por tropeços de pelo menos dois de seus três concorrentes - Botafogo, Fortaleza e América. Caso o Galo perca para o Corinthians e dois desses times vençam, o Alvinegro cairá para a 9ª posição e ficará fora da zona de classificação para a Libertadores.




Na 38ª rodada, o Botafogo visitará o Athletico-PR em Curitiba; o América receberá o Atlético-GO em Belo Horizonte, e o Fortaleza visitará o Santos no litoral paulista.

Vaga direta na Libertadores?


Para conquistar uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores, o Atlético precisa ultrapassar o Athletico-PR (6° colocado) na tabela. O Furacão tem os mesmos 55 pontos, mas uma vitória a mais (15 a 14).

O Galo só conseguirá uma vaga direta no torneio continental caso vença o Corinthians no domingo (13/11), às 16h. No entanto, para que isso se concretize, o Athletico precisará empatar ou perder para o Botafogo na Arena da Baixada.

Se empatar com o Timão, o Atlético jogará a fase preliminar da Libertadores - ainda que o Furacão perca. Isso porque, neste cenário, o próprio Botafogo ultrapassaria o Galo na tabela: com os mesmos 56 pontos, mas com duas vitórias a mais (16 a 14).