O Atlético fez as pazes com a torcida na despedida do Mineirão em 2022. Na noite desta quinta-feira, o Galo não tomou conhecimento do Cuiabá e goleou a equipe visitante por 3 a 0. Keno, duas vezes no primeiro tempo, e Vargas, na etapa final, garantiram a vitória que deixou o Alvinegro mais perto da classificação para a Copa Libertadores 2023.
Com a vitória, o Atlético reassumiu a 7ª posição no Campeonato Brasileiro, deixando América e Fortaleza para trás. Com 55 pontos, o Galo precisa de um empate na última rodada para se classificar para a Copa Libertadores. Já o Cuiabá segue em 16° e precisando de um ponto para garantir a permanência na Série A.
O último jogo do Atlético no Campeonato Brasileiro será contra o Corinthians, domingo, às 16h, na Neo Química Arena, em São Paulo. Já o Cuiabá recebe o Coritiba, na Arena Pantanal.
O jogo
O Atlético entrou em campo com praticamente o mesmo time que iniciou o duelo contra o Botafogo. A única mudança foi a entrada de Otávio na vaga do suspenso Allan.
Diferentemente dos últimos jogos, o Atlético não deu espaço para o sofrimento. Logo aos 3', Mariano cruzou, João Lucas não conseguiu cortar, Keno chutou de raspão, a bola pegou na trave e entrou mansamente para o gol: 1 a 0.
O Galo seguiu em cima do Cuiabá. Dominando a posse de bola, o time alvinegro não dava chance para os visitantes. O Alvinegro criou boas oportunidades em chutes de longe, com Nacho e Vargas. O primeiro parou em Walter. O segundo, no desvio da defesa.
O Cuiabá até chegou a balançar as redes, com Deyverson, mas o lance foi anulado porque o jogador chutou a bola na mão de Everson. O Galo, por sua vez, não deixava o time rival se aproximar da área e tentava aproveitar os erros do Dourado para o contra-ataque.
E o erro veio no fim do primeiro tempo. Keno antecipou passe no meio-campo e lançou para Vargas. O chileno arrancou em velocidade, entrou na área e rolou para o próprio Keno, de carrinho, completar para as redes: 2 a 0.
Os dois times voltaram com as mesmas formações para o segundo tempo. O Cuiabá deu alguns sustos, como um bom chute de Camilo, que levou perigo. Mas foi o Galo que balançou as redes mais uma vez. Keno tentou chute de longe, a bola saiu fraca, desviou na defesa, e sobrou limpara para Vargas dar toque sutil e ampliar: 3 a 0.
Depois do terceiro gol, o Atlético controlou a partida e não deu chances ao Cuiabá. O Galo conseguiu confirmar a vitória sem complicações e deu mais um passo para garantir a vaga na Copa Libertadores.
ATLÉTICO 3 X 0 CUIABÁ
Atlético
Everson; Mariano, Jemerson, Réver (Nathan Silva, 26/2°T) e Dodô (Rubens, 26/2°T); Otávio, Jair (Calebe, 38/2°T), Zaracho (Pavón, 34/2°T) e Nacho; Keno (Ademir, 34/2°T) e Vargas
Técnico: Cuca
Cuiabá
Walter; João Lucas, Joaquim, Alan Empereur e Igor Cariús; Marcão, Camilo e Rafael Gava (Osorio, 20/2°T); Jonathan Cafu (Felipe Marques, 32/2°T), André Luís (Lucas Cardoso, 32/2°T) e Deyverson (Rodriguinho, 44/2°T)
Técnico: António Oliveira
Gols: Keno (3/1°T e 44/1°T); Vargas (10/2°T)
Cartões amarelos: Deyverson (27/1°T); Igor Cariús (12/2°T); Keno (22/2°T); Alan Empereur (33/2°T)
Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data e horário: quinta-feira, 10 de novembro, às 20h
Transmissão: Premiere
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (FIFA/RJ)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA/SP) e Michael Correia (RJ)
VAR: Wagner Reway (PB)