VAR após impedimento de Dodô após árbitro validar gol do Atlético (Foto: Reprodução/CBF)

A CBF divulgou a análise do árbitro de vídeo (VAR) na derrota do Atlético por 2 a 0 para o Botafogo, nessa segunda-feira, no Mineirão, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. A decisão de arbitragem mais polêmica do jogo foi o gol do Galo marcado por Eduardo Vargas, aos 12 minutos do primeiro tempo. O lance foi invalidado por causa de impedimento de Dodô na jogada. 





O vídeo da CBF detalha como a árbitra de vídeo Daiane Caroline Muniz dos Santos analisou o lance e confirmou o impedimento para o dono do apito, Leandro Vuaden. Na jogada, Dodô foi acionado na linha de fundo por passe longo de Allan. O lateral-esquerdo  cruzou na medida para Vargas, de cabeça, balançar as redes no Gigante da Pampulha. 

A arbitragem de campo, a princípio, validou o tento. Depois, a revisão do VAR detectou, com ajuda das linhas de vídeo, o impedimento de Dodô na origem do lance.

"Me dá a linha amarela. Vamos no quadril, que é a nossa referência", iniciou Daiane. "Agora, a nossa referência é a cabeça dele", explica a árbitra, após a introdução de novas linhas para detectar a posição irregular.  "O jogador está em posição de impedimento", decretou (assista no vídeo acima). 




Reclamações do Galo


atuação do VAR no gol anulado rendeu críticas do técnico Cuca, do Atlético. "Não quero aqui transferir responsabilidade, porque o VAR tem errado em muitos jogos. Ele veio para ser uma ferramenta para corrigir os erros e, bem no fim, estão procurando pelo em ovo. Na Europa, na dúvida, nem chamam o VAR. Nos nossos, eles conseguem achar o impedimento em uma bola assim. Isso é um absurdo", disparou o treinador.

Dugout


O comandante do Galo acredita que o lance foi determinante para a derrota. "É um lance capital. Eu não sou de falar isso, mas é um lance que define jogo. Define, porque você está numa tensão enorme. Você faz 1 a 0 jogando bem, a torcida vem ao seu favor. Quando você toma 1 a 0 aos 26 do segundo tempo, a torcida vem contra e, dificilmente, você vai reverter, porque a pressão aumenta muito mais em cima dos jogadores e de todos nós", analisou.

"Esse aqui era um gol. Isso aqui vai te dar a vitória! Quase que certeza! Porque você tem 1 a 0, com a torcida inflamada como estava a favor hoje, o time vai se soltar. Pode tomar o empate e tudo... Mas não se trata de jogar a responsabilidade. Se trata que hoje você é xingado, hostilizado e tudo porque você perdeu. Muito da derrota se dá por ter sido anulado um gol normal", encerrou.





Situação no Brasileiro 


Com a derrota, o Atlético foi ultrapassado pelo rival América e caiu para a 8ª posição do Campeonato Brasileiro, com 52 pontos. O próximo compromisso é contra o Cuiabá, pela 37ª rodada, às 20h da quinta-feira (10/11), também no Mineirão.