Atlético visita o São Paulo em confronto direto por vaga na Libertadores
Galo visita o Tricolor no Morumbi, em São Paulo, às 21h30 desta terça-feira (1/11); separadas por um ponto na tabela da Série A, equipes brigam por Libertadores
Por Lucas Bretas
01/11/2022 05:00
Atlético visitará o São Paulo de olho em vaga na Libertadores (Foto: Pedro Souza/Atlético)
A missão é clara: conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2023. Com isso em mente, o Atlético se prepara para mais um confronto direto na Série A do Campeonato Brasileiro - agora contra o São Paulo. A partida é válida pela 35ª rodada e será realizada às 21h30 desta terça-feira (1/11), no Morumbi, em São Paulo.
Dugout
Em diferentes medidas, 2022 foi um ano frustrante para Atlético e São Paulo. O clube mineiro até conquistou os títulos do Campeonato Mineiro e da Supercopa do Brasil, mas caiu de forma decepcionante na Copa do Brasil e na Copa Libertadores e faz um Campeonato Brasileiro muito abaixo das expectativas.
O Tricolor, por sua vez, esteve muito perto de encerrar o jejum de grandes conquistas, mas não conseguiu. A equipe de Rogério Ceni foi vice no Campeonato Paulista, caiu nas semifinais da Copa do Brasil e também foi vice na Copa Sul-Americana.
Na Série A, apenas um ponto separa os times na tabela de classificação. O Atlético é o 7° colocado, com 51 pontos, enquanto o São Paulo é o 8°, com 50. A conquista de uma vaga na próxima edição da Libertadores é o único "remédio" possível para amenizar os efeitos de uma temporada dolorosa para ambos os clubes.
Neste cenário, o volante Jair garante que o Galo buscará o protagonismo do início ao fim no Morumbi. Ele espera que o time de Cuca coloque o que considerou como "identidade" em prática.
"Essa é a característica do Galo. Sempre foi. Um time que busca o gol o tempo todo, que não desiste nunca. Essa é a nossa característica, e isso a gente não pode perder. Nossa identidade. É isso que a gente tem que colocar em prática", afirmou.
Dugout
O Atlético oscilou muito no 2° turno do Campeonato Brasileiro, mas vem confiante pela fundamental vitória alcançada na 34ª rodada. Ainda que tenha se complicado mais do que o esperado, o Alvinegro bateu o Juventude por 1 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte, com gol de Dodô.
Momento do São Paulo
Após a perda da Copa Sul-Americana para o Independiente del Valle, do Equador, o São Paulo vem em uma crescente. Desde então, foram seis jogos na Série A, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Já são quatro partidas de invencibilidade: empate com o Palmeiras (0 a 0) e vitórias sobre Coritiba (3 a 1), Juventude (2 a 1) e Atlético-GO (2 a 1).
O técnico Rogério Ceni terá, ao todo, sete desfalques para enfrentar o Atlético. São eles: os laterais-direitos Igor Vinícius (pubalgia) e Moreira (cirurgia no joelho), os zagueiros Miranda (lesão no joelho) e Diego Costa (tendinite no joelho), além dos atacantes Alisson (dores na coxa direita), Nikão (dores na coxa esquerda) e Caio (cirurgia no joelho direito).
Desfalques do São Paulo para enfrentar o Atlético
Igor Vinícius (lateral-direito) - pubalgia
Foto: Divulgação/São Paulo
Moreira (lateral-direito) - cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo
Foto: Divulgação/São Paulo
Miranda (zagueiro) - lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo
Foto: Divulgação/São Paulo
Diego Costa (zagueiro) - tendinite no joelho direito
Foto: Divulgação/São Paulo
Alisson (meia-atacante) - dores na coxa direita
Foto: Divulgação/São Paulo
Nikão (atacante) - avulsão do músculo adutor da coxa esquerda
Foto: Divulgação/São Paulo
Caio (atacante) - cirurgia no joelho direito
Foto: Divulgação/São Paulo
No São Paulo, há a expectativa de que o zagueiro Arboleda retorne contra o Galo. Há cerca de quatro meses, o defensor passou por uma cirurgia para corrigir o rompimento de ligamentos do tornozelo. O meia Pablo Maia, que cumpriu suspensão contra o Atlético-GO, é outro que volta a ficar à disposição de Ceni.
Dúvidas e desfalques do Atlético
Na manhã da segunda-feira (31/10), o Atlético encerrou a preparação para enfrentar o São Paulo com uma atividade tática na Cidade do Galo, em Vespasiano. Os atacantes Keno e Eduardo Sasha, que haviam trabalhado com a fisioterapia após o jogo contra o Juventude, participaram normalmente.
Para o confronto direto com o Tricolor, o técnico Cuca não poderá contar com o meio-campista Nacho Fernández, suspenso. Zaracho aparece como o nome mais provável para substituí-lo. O DM segue com as presenças de Guilherme Arana, Igor Rabello e Hulk. Pedrinho iniciou transição, mas ainda não está disponível.