Galo vem de vitória sobre o Juventude no Brasileirão (Foto: Pedro Souza/Atlético)

O título do Flamengo na Copa Libertadores, conquistada nesse sábado, aumentou as possibilidades do Atlético ir para a competição continental no próximo ano. Agora, o Campeonato Brasileiro terá G8, com os seis primeiros garantidos na fase de grupos do torneio.




De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Atlético tem 73,8% de chance de disputar a próxima Copa Libertadores (antes do título do Flamengo, a probabilidade era de 55,1%). Atualmente, o Galo está na sétima posição, com 51 pontos, três a mais que o Fortaleza, primeira equipe fora do G8 - restam 12 pontos em disputa.

De acordo com os dados divulgados, o Atlético tem mais possibilidade de disputar a próxima Libertadores do que o Athletico-PR (72,5%). O Furacão está à frente do Galo no Brasileirão - os dois times têm 51 pontos, mas o time paranaense venceu um jogo a mais.

Restam quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. Na próxima rodada, o Galo enfrentará o São Paulo, em confronto direto pelo sétimo lugar. Em caso de vitória, o Tricolor vai ultrapassar o Atlético. Atualmente, a equipe paulista tem 59,7% de chance de ir à próxima Libertadores.

Veja as chances de vaga na Libertadores


Atlético - 73,8%
Athletico-PR - 72,5%
São Paulo - 59,7%
Fortaleza - 50,5,7%
Botafogo - 30,8%
América - 9,2%