O Atlético pode colar de vez no G6 do Campeonato Brasileiro. Em sétimo desde o início do returno, o Alvinegro pode igualar a pontuação do Athletico-PR. Para isso, o Galo precisa vencer nesta noite. A equipe do técnico Cuca recebe o Juventude, lanterna e virtual rebaixado, a partir das 19h30, no Mineirão.
Treino do Atlético para encarar o Juventude (25/10)
O Galo tem 48 pontos e pode empatar com o Furacão na classificação em caso de vitória - o Furacão perdeu para o Palmeiras na terça-feira e ficou com 51. O time paranaense ficará à frente do Atlético pelo número de vitórias - 14 contra 13.
Além de colar no G6, o Atlético pode rebaixar o Juventude. Se for derrotado nesta quinta, o Ju não terá mais chances de sair da zona de rebaixamento. O time gaúcho pode ter a queda confirmada antes mesmo do fim do jogo no Mineirão, mas isso dependeria de outros resultados.
O Atlético precisa, nesta noite, quebrar a série de três jogos sem marcar (o time não vence há três partidas). Para Eduardo Sasha, substituto do lesionado Hulk, o Galo precisa encontrar novas formas para balançar as redes.
"Às vezes, os times vêm um pouco mais fechados. A gente não consegue chegar a uma situação mais clara dentro da área e, com certeza, o chute de fora da área é uma saída. A gente tem que arriscar. Isso vem um pouco da confiança também. Se tiver a oportunidade, a gente tem que arriscar. Tem que reconquistar essa confiança que tinha. Uma hora a gente vai fazer um golaço de fora da área, ou a bola vai desviar em alguém e entrar. Temos que arriscar mais", opinou.
Atlético
O Atlético precisa da vitória e deve enfrentar uma equipe bastante fechada no Mineirão. Dentro deste cenário, a tendência é que Cuca opte por uma escalação mais ofensiva, com mais jogadores com potencial de drible e desequilíbrio no terço final.
Sendo assim, é possível que Keno volte a ser escalado no time titular, na vaga de Rubens. Seguindo a mesma linha de raciocínio, Pavón pode ganhar o lugar ocupado por Ademir. Como homem de referência, também é um possibilidade que Sasha seja substituído por Alan Kardec - se este tiver condições físicas ideais para começar a partida.
No meio-campo, Cuca avaliou que o argentino Matías Zaracho vive um momento de baixa. Se quiser conferir uma alternativa mais criativa na função de terceiro homem, o treinador pode optar por Nacho Fernández.
No departamento médico do clube, seguem as mesmas baixas. O zagueiro Igor Rabello, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o atacante Hulk só voltarão a jogar em 2023. O meia-atacante Pedrinho, por sua vez, se recupera de uma lesão na coxa e alimenta a expectativa de voltar atuar ainda neste fim de temporada.
Juventude
O Juventude deve ter três mudanças para enfrentar o Atlético. No último treino, o técnico interino Lucas Zanella promoveu as entradas do goleiro César, do zagueiro Nogueira e do volante Yuri Lima no time titular.
No sistema defensivo, o time gaúcho terá uma baixa importante. Trata-se do zagueiro Vitor Mendes, que pertence ao Galo e não poderá atuar por força de contrato.
ATLÉTICO X JUVENTUDE
Atlético
Everson; Guga, Jemerson, Junior Alonso e Dodô; Allan, Jair e Zaracho (Nacho Fernández); Keno, Pavón (Ademir) e Sasha (Alan Kardec)
Técnico: Cuca
Juventude
César; Paulo Henrique, Thalisson, Nogueira e Rodrigo Soares; Élton, Jadson e Yuri Lima; Chico, Capixaba e Isidro Pitta
Técnico: Lucas Zanella
Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data e horário: quinta-feira, 27 de outubro, às 19h30
Transmissão: Premiere
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA/DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Fernanda Kruger (MT)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Saiba mais
- Treino do Atlético para encarar o Juventude (25/10)
- Nova arma? Sasha aponta possível estratégia do Atlético contra o Juventude
- Atlético x Juventude: onde assistir ao jogo pela Série A do Brasileirão
- Hulk, do Galo, agradece apoio da torcida após lesão: 'Voltarei mais forte'
- Especulado no Atlético, Paulinho confirma que deixará o Bayer Leverkusen