O título do Flamengo na Copa do Brasil abriu, oficialmente, o G7 no Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro está em 3° lugar na Série A, mas já tem vaga garantida na próxima Copa Libertadores por ter conquistado o título na noite dessa quarta-feira (19) contra o Corinthians. Desta forma, abre espaço para mais uma equipe se classificar para o torneio continental pelo Brasileirão.
Os times classificados para a Copa Libertadores de 2023
Em sétimo na Série A, o Atlético está em posição para ir à Libertadores. No momento, o Galo estaria na 2ª eliminatória e precisaria passar por dois confrontos para chegar à fase de grupos.
Para que o alvinegro alcance a classificação direta é necessário, atualmente, teminar na 5ª colocação – ocupada atualmente pelo Corinthians (ou em quarto, caso fique à frente do Flamengo). O time paulista tem 54 pontos, sete a mais que o Galo.
Existe também a possibilidade de G8 no Brasileiro. A decisão da Libertadores, entre Athletico-PR e Flamengo, em 29 de outubro, pode abrir mais uma vaga na competição continental pela Série A.
O cenário do G8 no Brasileiro
Considerando o cenário atual, com o Flamengo em 3° e o Athletico-PR em 6°, o Brasileirão passaria a ter G8.
Caso o Athletico seja o campeão da Libertadores, o Galo precisaria do 5° lugar para ir diretamente à fase de grupos da competição continental.
Isso porque, no cenário atual, chegar ao 6° lugar significa ultrapassar o Furacão, que não perderia a vaga direta.
Isso porque, no cenário atual, chegar ao 6° lugar significa ultrapassar o Furacão, que não perderia a vaga direta.
Já em caso de título do Flamengo na Libertadores, bastaria ao Galo o sexto lugar para a vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Nesse caso, o Alvinegro precisaria apenas ultrapassar o Athletico, que tem quatro pontos a mais na classificação (51 contra 47).