Cabral é o goleiro - genérico - do Atlético no FIFA 23 (Foto: Reprodução/FIFA 23)

Lançado nesta sexta-feira, o FIFA 23 conta com 15 equipes do Brasil. Entre elas, o Atlético, que disputou a Copa Libertadores de 2022 – torneio licenciado do game de futebol. Contudo, um fato curioso chama atenção no grupo do Galo: o nome do goleiro titular atleticano no jogo é o mesmo do rival Cruzeiro na vida real.




O jogador "Cabral" é o goleiro titular do Atlético no game, não Everson – dono da meta alvinegra na realidade. A Electronic Arts (EA) não tem acordo para utilizar nome e imagem dos atletas das equipes brasileiras e coloca aparência e nomes genéricos, não autênticos.

Chama a atenção o fato de o goleiro genérico "Freder Cabral" ser xará de sobrenome de Rafael Cabral, titular no gol do Cruzeiro, maior rival do Atlético. Diferentemente do Galo e também do América, o Cruzeiro não está no novo FIFA.

Cabral também era o nome do goleiro atleticano na última edição do game, o FIFA 22. O genérico time do Galo no FIFA 23 é composto ainda por Baia, Antonaldinho, Gaúcho e Dano; Vuarte, Seijalbo, Padrenda (capitão), Acunha e Essler; Formosandrinho.




Já o 11 inicial do América tem Bruinheira; Corteijo (capitão), Teixeira, Serra e Bardinho; das Freitas, Leima, Sancha, Justinho e Burnabão; Selva.

Os 15 clubes brasileiros estão no FIFA 23 por conta do acordo de licenciamento da EA com os torneios da Conmebol, independentemente de tratos com outras empresas.

Times titulares de Atlético e América no FIFA 23 (Foto: Reprodução/FIFA 23)



Outro caso curioso está no time do Flamengo. Um dos atacantes da equipe flamenguista se chama Deiverson Kaio, que se assemelha ao de Deyverson – autor do gol do título Palmeiras na Libertadores de 2021 diante do próprio time rubro-negro.




Das equipes que disputam o Brasileiro deste ano, cinco não estarão no FIFA 23: Avaí, Botafogo, Coritiba, Goiás e Juventude. Não há outros clubes brasileiros.

FIFA 23


O FIFA 23 está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X e S, PlayStation 4, Xbox One, Stadia e PC. O valor do game varia de R$ 298,90 a R$ 499, a depender da versão.