Atlético vê chance de ir à Libertadores diminuir após derrota para o Avaí
Galo perdeu para o Avaí, fora de casa, no último sábado; de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, chance diminuiu para 24,1%
Por Redação
19/09/2022 09:40
- Atualizado em: 19/09/2022 09:49
Atlético não jogou bem e foi derrotado pelo Avaí fora de casa (Foto: Pedro Souza/Atlético)
Em fase ruim no Campeonato Brasileiro, o Atlético foi derrotado pelo Avaí, time da zona de rebaixamento, no último sábado, fora de casa. Com mais um resultado negativo, o Alvinegro viu as chances de vaga na Copa Libertadores, objetivo restante na temporada, diminuírem.
Dugout
Antes do início da última rodada do Brasileirão, o Galo tinha 33,1% de chance de disputar o torneio continental no próximo ano. Após o revés para o Avaí, o número caiu para 24,1%. Os números são do Departamento de Matemática da UFMG.
Ainda de acordo com a UFMG, chegar aos 59 pontos é quase garantia de vaga na competição continental. Com essa pontuação, os times terão 97,07% de chance de jogar a Libertadores em 2023.
O Atlético tem 40 pontos atualmente. Para chegar aos 59, precisa somar 19 nas 11 rodadas restantes. São necessários, até o fim do Brasileirão, seis vitórias e um empate.
O Atlético ainda pode se beneficiar do aumento de vagas na Libertadores. Para isso, é preciso que o G6 se transforme em G7, G8 ou G9. Isso ocorrerá caso quem vença Copa do Brasil, Sul-Americana e/ou Libertadores termine o Brasileiro entre os primeiros colocados.
Inícios de trabalhos de Cuca na década
Atlético (2022) - 10 pontos (duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas)
Foto: Pedro Souza/Atlético
São Paulo (2019) - 13 pontos (três vitórias, quatro empates e três derrotas)
Foto: Alan Morici/Agif
Palmeiras (2017) - 13 pontos (quatro vitórias, um empate e cinco derrotas)
Foto: Flickr do América
Santos (2020) - 15 pontos (quatro vitórias, três empates e três derrotas)
Foto: Ivan Storti/Santos FC
Santos (2018) - 16 pontos (quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas)
Foto: Ivan Storti/Santos FC
Palmeiras (2016) - 16 pontos (cinco vitórias, um empate e quatro derrotas)
Foto: Cesar Greco / Fotoarena
Shandong Luneng (2014) - 18 pontos (cinco vitórias, três empates e duas derrotas)
Foto: Reprodução
Atlético (2021) - 22 pontos (sete vitórias, um empate e duas derrotas)
Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press
A final da Copa do Brasil será entre Flamengo e Corinthians. Os dois times estão no G6 da competição. Caso terminem à frente do Atlético, uma nova vaga para a Libertadores será aberta.
O mesmo acontece na Copa Libertadores. Flamengo e Athletico-PR, que estão à frente do Galo, farão o confronto decisivo do maior torneio de clubes da América, no dia 29 de outubro, no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.
Já a Copa Sul-Americana será decidida entre São Paulo e Independiente Del Valle-EQU, no dia 1° de outubro, no estádio Mario Alberto Kempes, na Argentina. O Tricolor está na 13ª posição no Campeonato Brasileiro.
Desta forma, existe grande possibilidade do G6 se transformar em G8. Isso aumentará as possibilidades de vaga na Libertadores. Caso aconteça e o campeonato termine com as posições atuais, o Atlético (7° colocado) teria que disputar as eliminatórias que antecedem a fase de grupos do torneio em 2023.
Probabilidade de vaga na Copa Libertadores de 2023