Atacante Keno durante treinamento do Atlético na Cidade do Galo (Foto: Pedro Souza/Atlético)

Nos corredores da Cidade do Galo, o discurso é semelhante ao que se tornou público nos últimos dias: o Atlético trata como "obrigação" uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Neste sábado (20), o time alvinegro recebe o Goiás e pode dar um passo importante na busca por esse objetivo. A bola rola às 16h30, no Mineirão, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.




O Galo ganhou fôlego na disputa ao bater o Coritiba por 1 a 0 no último domingo, no Couto Pereira, e encerrar uma série de quatro partidas sem vencer na Série A (um empate e três derrotas). Com o resultado, os comandados do técnico Cuca chegaram aos 35 pontos, na sétima colocação.

O líder Palmeiras também venceu na última rodada e continua distante, com 13 pontos de frente. Por outro lado, o Atlético conseguiu reduzir a diferença em relação ao G6, grupo dos que se classificam à Libertadores: o sexto colocado Internacional tem 36 pontos, só um a mais.

Se vencer, o Atlético passará o fim de semana na zona desejada. O Inter, principal concorrente por posição, joga apenas na segunda-feira, às 20h, contra o Avaí, na Ressacada.



Já o Athletico-PR (37 pontos), outro adversário que pode ser ultrapassado, recebe o América no domingo, a partir das 18h, na Arena da Baixada.

Atlético


Eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores, o Atlético terá semanas livres para treinar até o fim do ano. Ao longo dos últimos dias, o técnico Cuca usou o tempo especialmente para aprimorar o sistema defensivo alvinegro em atividades realizadas na Cidade do Galo, como detalhou o volante Allan.

"O Cuca tem trabalhado bastante a questão defensiva, de não tomar gol, porque jogar nosso time sabe. Nós temos muitos talentos individuais, nosso elenco é muito forte. Temos que evitar tomar gols, porque uma hora ou outra a gente pode fazer gols e sair com a vitória", pontuou.

Dugout

Cuca poderá escalar o mesmo time que iniciou a partida em Curitiba no último fim de semana. Ninguém está suspenso, e o único desfalque é o volante reserva Otávio, que segue em recuperação de lesão muscular no adutor da coxa direita.




Há, porém, possibilidades de mudanças. O meia Nacho Fernández e o atacante Alan Kardec, respectivamente autores de assistência e gol contra o Coritiba, podem ganhar oportunidade na equipe titular.

Outra novidade deverá ser a presença do atacante Eduardo Vargas no banco de reservas. O chileno ficou fora do jogo diante do Coxa como punição por ter sido expulso contra o Palmeiras, em partida que marcou a eliminação alvinegra da Libertadores.

Goiás


Meia-atacante Marquinhos Gabriel é um dos reforços do Goiás para o resto do Brasileiro (Foto: Divulgação/Goiás)



O Goiás é o 13º do Brasileirão, com 26 pontos - só três à frente do Avaí, 17º colocado, primeiro time da zona de rebaixamento.



A equipe do técnico Jair Ventura vive momento instável na competição. Nas últimas seis partidas pela Série A, venceu apenas uma. No fim de semana passado, empatou em casa exatamente com os catarinenses, por 1 a 1.

Para o jogo contra o Atlético, o Goiás não poderá contar com o lateral-esquerdo Sávio, que cumprirá suspensão por ter sido expulso na última partida. Hugo ou Danilo Barcelos ocuparão o setor.

No banco de reservas, o time deverá ter dois reforços do meio para frente: os meia-atacantes Marquinhos Gabriel (recém-contratado) e Apodi (recuperado de lesão muscular após dois meses).




O principal destaque do Goiás é o centroavante Pedro Raul. O jogador de 25 anos balançou as redes adversárias 11 vezes e é o vice-artilheiro do Brasileirão, atrás apenas de Cano (13 gols), do Fluminense.

ATLÉTICO X GOIÁS


Atlético

Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair e Zaracho (Nacho Fernández); Pavón (Alan Kardec), Hulk e Keno
Técnico: Cuca

Goiás

Tadeu; Maguinho, Caetano, Reynaldo e Hugo (Danilo Barcelos); Auremir, Matheus Sales, Diego e Dadá Belmonte; Vinícius e Pedro Raul
Técnico: Jair Ventura

Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: sábado, 20 de agosto de 2022, às 16h30 (de Brasília)

Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)