O meio-campista Rafinha Alcantara, do Paris Saint-Germain, da França, foi oferecido ao Atlético. Sem espaço no clube francês, o brasileiro de 29 anos negocia um retorno ao Brasil.
Rafinha pertence ao PSG e foi emprestado na segunda metade da última temporada europeia à Real Sociedad, da Espanha. No clube espanhol, o meia realizou 21 jogos e contribuiu com uma assistência. A informação da negociação com o Atlético foi antecipada pelo portal O Globo e confirmada pelo Superesportes nesta terça-feira (9/8).
Revelado pelas categorias de base do Barcelona, da Espanha, na temporada 2012/13, Rafinha teve dificuldades para engatar sequências de jogos na carreira. O meia-atacante enfrentou uma série de lesões como atleta profissional, incluindo uma ruptura total do ligamento cruzado do joelho, em 2018.
Veja todos os reforços contratados por Rodrigo Caetano no Atlético
Com a forte concorrência que enfrenta no Paris Saint-Germain, Rafinha não está nos planos do técnico Christophe Galtier. O brasileiro tem contrato com o clube francês até o dia 30 de junho de 2023.
Filho de Mazinho e irmão de Thiago Alcantara, do Liverpool, da Inglaterra, Rafinha tem como característica mais notável a qualidade nos passes - tanto nos de curta distância como os progressivos. A visão de jogo do meia contribuiu para que ele desse seis assistências em 34 jogos na sua primeira temporada pelo PSG, em 2020/21.
Na carreira prejudicada pelas lesões, Rafinha já defendeu as cores de Barcelona, Celta de Vigo (Espanha), Internazionale (Itália), Real Sociedad (Espanha) e Paris Saint-Germain. O currículo credencia o jogador como uma contratação de grande patamar no futebol brasileiro.