Cuca foi campeão mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileiro em 2021 (Foto: Pedro Souza/Atlético)

O técnico Cuca confirmou ao jornalista Jaeci Carvalho, colunista do Superesportes e do Estado de Minas, que aceitou proposta para retornar ao Atlético. Ele substituirá Antonio Mohamed, demitido nesta sexta-feira (22/7), e terá o desafio de brigar por títulos importantes em 2022, como o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores.





Cuca disse a Jaeci que voltará ao Galo por acreditar no trabalho dos jogadores e pela possibilidade de brigar por conquistas em 2022.

"Eu vou voltar porque acredito no trabalho, conheço o grupo e sairei mais fortalecido ainda. Há tempo de recuperar o grupo e brigar pelas taças. Quanto à Seleção, isso é um caminho natural. Se tiver que acontecer, vai acontecer. Tenho muito carinho pelas pessoas no Atlético e volto para buscar mais títulos".

Dugout

Cuca desembarcará em Belo Horizonte para tentar dar solução ao período mais conturbado vivido pelo Galo em 2022. Mesmo na terceira colocação, com 32 pontos, o time acumula desempenhos fracos no Campeonato Brasileiro. Já na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Flamengo nas oitavas de final.
 
No regresso ao Atlético, Cuca contará com grande apoio das arquibancadas. Levantamento do instituto Quaest mostrou que o treinador era o favorito absoluto dos torcedores. Entre 350 mil menções de atleticanos na internet, o nome do técnico foi aprovado por 87%. 




Histórico

 
Cuca comandou o 2021 histórico do Atlético, que conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. 
 
Anunciado em março daquele ano para suceder o argentino Jorge Sampaoli, o treinador paranaense atingiu ao fim da temporada 74,17% de aproveitamento. Foram 48 vitórias, 14 empates e nove derrotas em 71 apresentações.

Cuca deixou o Galo apontado por muitos como o maior treinador da história do clube. Além dos três títulos nesta segunda passagem, na primeira, entre 2011 e 2013, foi bicampeão mineiro e campeão da Copa Libertadores. 



 
De 2011 a 2013, Cuca teve aproveitamento de 59,7% em 153 partidas, com 80 vitórias, 34 empates e 39 derrotas. Ao todo, comandou o alvinegro em 224 partidas, com 128 vitórias, 48 empates e 48 derrotas (64,2%).
 
Se tiver o nome oficializado pelo Galo nos próximos dias, o treinador deverá reestrear contra o Internacional, no domingo (31), às 16h, no Beira-Rio, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.