Com Mineirão lotado, o Atlético recebe o Flamengo às 16h deste domingo (19), em Belo Horizonte, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O clássico interestadual está cercado de expectativas diante dos momentos de pressão vividos por ambos os clubes.
Para o Atlético, a partida tem ainda maior caráter de decisão. Isso porque o trabalho do técnico "El Turco" Mohamed goza de pouco prestígio com os torcedores e com a maior parte da diretoria alvinegra, e qualquer resultado além de uma vitória diante do Flamengo pode causar a demissão do argentino.
O Galo vem de quatro jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Na última quarta-feira (15), pela 12ª rodada, o time mineiro empatou em 0 a 0 com o Ceará na Arena Castelão, em Fortaleza, num jogo de comprometimento defensivo, mas com baixa eficiência do ataque.
Em busca de uma resposta imediata, o Atlético terá grande apoio de seus torcedores no Gigante da Pampulha. Todos os ingressos para a partida foram vendidos, e o Mineirão deve ter mais de 55 mil presentes. A torcida do Galo também prepara dois mosaicos para ampliar a festa.
O duelo contra o Fla, tido como um concorrente direto pelo título, é de suma importância para as pretensões do Atlético no Brasileirão. O time mineiro ocupa a 6ª colocação, com 18 pontos, e já se vê a sete de distância do líder Palmeiras.
Ranking das maiores dívidas do futebol brasileiro
Momento do Flamengo
O Flamengo tenta retomar o caminho das vitórias após semanas de muita pressão e cobranças. Depois de uma sequência com três derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, o técnico português Paulo Sousa acabou demitido. Dorival Júnior foi contratado para a vaga.
Na estreia de Dorival, os cariocas deram uma resposta positiva no Maracanã, no Rio de Janeiro, com vitória por 2 a 0 sobre o Cuiabá pela 12ª rodada. O resultado fez com que o Flamengo subisse para a 10ª posição na tabela, com 15 pontos.
Outra baixa importante é o atacante Bruno Henrique, que sofreu lesão mutiligamentar no joelho e corre o risco de não atuar mais em 2022. O zagueiro Fabrício Bruno (lesionado), o lateral-direito Isla (negociando rescisão) e o volante Thiago Maia (febre e dores) são os outros desfalques.
Quem joga no Atlético?
No clássico, o Galo voltará a ter Allan e Jair, dupla titular de volantes, à disposição. Ambos os jogadores precisaram cumprir suspensão automática na partida contra o Ceará, pela 12ª rodada.
No meio-campo do Atlético, quem segue como baixa é o argentino Matías Zaracho. O meia está em fase final de recuperação de uma lesão muscular na coxa direita e deve voltar a ser opção na primeira partida do Galo contra o Emelec, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América.
Se a maior parte da escalação do Atlético para enfrentar o Flamengo já pode ser definida, o ataque segue tendo uma interrogação. Isso porque Ademir, Vargas e Rubens são postulantes a uma das vagas.
Ademir vinha sendo titular no Galo, mas perdeu espaço com a ascensão de Sávio. O jovem, no entanto, teve teste positivo para Covid-19 divulgado pelo Atlético na última terça-feira (14). Ele segue como baixa.
Vargas também aparece como alternativa. Após mais de um mês sem atuar pelo Galo, o chileno teve dez minutos em campo na reta final do jogo contra o Ceará. Pela falta de ritmo, no entanto, a tendência é que o atacante fique mesmo no banco de reservas.
Quem também pode ser acionado como titular é o jovem meia-atacante Rubens. Ele recebeu oportunidade diante do Ceará e atuou pela esquerda na formação que teve um quarteto de meio-campistas.
FICHA TÉCNICA
Atlético
Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair e Nacho Fernández; Ademir (Vargas ou Rubens), Keno e Hulk.
Técnico: Turco Mohamed
Flamengo
Diego Alves; Matheuzinho, Rodrigo Caio, Pablo e Ayrton Lucas; João Gomes, Andreas Pereira e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Vitinho e Gabigol.
Técnico: Dorival Júnior
Motivo: 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo, 19 de junho de 2022, às 16h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Transmissão: Globo, Premiere e tempo real do Superesportes
Saiba mais
- Torcedores do Atlético cobram Turco Mohamed e jogadores na Cidade do Galo
- Vai lotar! Atlético vende todos os ingressos para jogo contra o Flamengo
- Atlético aposta em retrospecto recente contra Flamengo para vencer em casa
- Com desfalques, Flamengo divulga relacionados para jogo contra o Atlético
- Ranking das maiores dívidas do futebol brasileiro