O Atlético utilizou uma formação reserva na vitória por 1 a 0 sobre o Brasiliense, neste domingo, em Cariacica, pela Copa do Brasil, e uma das novidades foi a escalação de três zagueiros: Igor Rabello, Réver e Godín.
Brasiliense x Atlético: fotos do jogo em Cariacica pela Copa do Brasil
De acordo com o técnico Antonio Mohamed, o Turco, essa opção se deveu à necessidade de dar ritmo aos defensores do elenco e não por um desejo de testar essa variação tática.
Godín não entrava em campo desde o empate por 2 a 2 com o Coritiba, em 23 de abril, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
Igor Rabello havia atuado pela última vez justamente no jogo de ida com o Brasiliense, no Mineirão, em 20 de abril, quando o Galo goleou por 3 a 0.
Réver, por sua vez, fez sua última partida completa na derrota por 2 a 1 para o América, em 7 de maio, pela quinta rodada da Série A. Desde então, ele só foi utilizado nos acréscimos do jogo com o Del Valle, quinta-feira passada (19), no Mineirão, pela Copa Libertadores.
"Jogamos com três zagueiros (diante do Brasiliense) para dar minutos aos jogadores. É uma possibilidade (tática), mas gosto de três zagueiros para fechar um jogo, não para iniciar uma partida. Hoje foi uma possibilidade de experimentar. É uma possibilidade que em algum momento pode ser utilizada", explicou Turco.
Trio de zagueiros
Na temporada, o treinador só utilizou efetivamente o esquema com três zagueiros no empate por 1 a 1 com o Independiente del Valle, em 26 de abril, no Equador, pela Copa Libertadores. Na ocasião, a intenção foi 'espelhar' o esquema do adversário.
Já na vitória por 1 a 0 sobre Democrata-GV, em 12 de março, pela 10ª rodada do Mineiro, três zagueiros também iniciaram, mas Nathan Silva fez papel de lateral. Na ocasião, Guga e Mariano estavam indisponíveis. Réver e Igor Rabello formaram a dupla de zaga.
Falta de entrosamento em Cariacica
Diante do Brasiliense, neste domingo, Mohamed considerou a atuação razoável diante do pouco entrosamento dos 11 escolhidos para iniciar. "A dificuldade que tivemos é que o nosso time não tinha jogado nunca junto. Jogamos com três zagueiros para dar minutos aos jogadores. O mais importante é que conseguimos o resultado e que não houve nenhuma lesão. Foi o mais importante", destacou.
O Galo volta suas atenções agora para a Copa Libertadores. Na quarta-feira, às 21h, no Mineirão, o time recebe o Tolima pela última rodada do Grupo D. O Atlético lidera a chave, com 11 pontos, e quer a vitória para tentar terminar esta etapa entre as quatro melhores campanhas gerais.
Nessa partida, Alonso e Nathan Silva formarão novamente a dupla de zaga.
Nessa partida, Alonso e Nathan Silva formarão novamente a dupla de zaga.
Saiba mais
- Turco valoriza classificação do Atlético com escalação alternativa
- Atlético: Mariano aprova rodagem do time em classificação na Copa do Brasil
- Atlético avança às oitavas de final da Copa do Brasil pela 22ª vez
- Atlético nas oitavas da Copa do Brasil; veja demais clubes classificados
- Brasiliense x Atlético: fotos do jogo em Cariacica pela Copa do Brasil