Problema recorrente: Atlético tem desperdiçado muitas chances de gol nos jogos (Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


Muitos torcedores do Atlético têm mostrado insatisfação com o desempenho da equipe. Para além das críticas ao setor defensivo, boa parte da cobrança se deve ao baixo aproveitamento do time de Turco Mohamed nos chutes a gol. E os números comprovam que o Alvinegro, de fato, tem criado muitas chances: com 19,2 remates por jogo, o Galo é o time que mais finaliza na Série A do Campeonato Brasileiro.



 
Dugout
 

Os dados foram divulgados pela plataforma de estatísticas Footstats. Apesar de ser o time com mais finalizações no Brasileirão, o Atlético tem, ao lado de Corinthians e RB Bragantino, apenas o 4° melhor ataque da competição - com oito gols marcados em cinco jogos. Os mais produtivos são Santos (dez gols), São Paulo e Coritiba (ambos com nove gols).

Líder da Série A, o Corinthians do português Vítor Pereira tem demonstrado muita eficiência no quesito. A equipe paulista é a que precisa de menos finalizações para balançar as redes adversárias, com média de 7,2 chutes por jogo.

Tidos como os principais concorrentes do Galo na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Palmeiras também têm enfrentado problemas na pontaria na disputa nacional. O Rubro-Negro finaliza 15,6 vezes por jogo (5° do ranking), em média, mas marcou apenas quatro gols. Por sua vez, o Verdão finaliza 16,2 vezes por partida (3° do ranking) e marcou sete gols.



 
 

No ranking das grandes chances de gol, o Atlético lidera. O time de Turco Mohamed criou 13 grandes oportunidades de marcar no Brasileiro, mas converteu apenas seis. Os cálculos também mostram que o Galo precisa chutar 12 vezes para marcar um gol.

Na quarta-feira (11), às 20h30, o Atlético tem uma oportunidade na tentativa de mudar esse cenário. O clube mineiro viaja até Bragança Paulista para enfrentar o Red Bull Bragantino no Estádio Nabi Abi Chedid, em jogo adiantado da 7ª rodada do Brasileirão. As duas equipes têm oito pontos na tabela, mas o Massa Bruta é o 4° colocado e o Galo o 6° pelo critério do saldo de gols (4 a 2).