A disputa pela taça do Campeonato Mineiro 2022 está acirrada. Faltando três rodadas para o fim da primeira fase, Atlético, Cruzeiro, Athletic e Caldense estão no G4 que leva à semifinal. Na briga, o América aparece como quinta força no momento. É neste contexto que o Estadual guarda uma curiosidade. Recordista de títulos com 46, o Galo não é tricampeão consecutivo desde 1980.
Líder e atual bicampeão, o Atlético pode quebrar o tabu de quase 42 anos. A taça do tri em 1980 veio num clássico contra o América em 23 de novembro. O Coelho abriu o placar no Mineirão com Eli Mendes. Diante de 42 mil torcedores, o Alvinegro foi em busca da virada e acabou goleando: 5 a 1. Palhinha, Éder Aleixo (duas vezes), Heleno e Renato Queiroz balançaram as redes.
O resultado confirmou o tricampeonato mineiro para o Atlético com duas rodadas de antecedência. O Cruzeiro, até então na disputa pelo título, só empatou sem gols com o Uberaba, no Triângulo Mineiro, ficando sem chances de ser campeão.
Campanha
O Atlético foi soberano durante todo o Estadual de 1980. Em 20 jogos, foram 18 vitórias, um empate e apenas uma derrota para o Alfenense, em Alfenas. Com um ataque avassalador, o Galo marcou 55 gols e sofreu oito. Éder foi o artilheiro do time com 12 gols, seguido por Reinaldo, que balançou as redes 11 vezes.
O Campeonato Mineiro de 1980 contou com 21 times. O regulamento previa que eles fossem divididos em três grupos com sete equipes cada que se enfrentavam em turno único. Os dois primeiros colocados de cada chave, e mais as duas equipes melhores terceiras colocadas avançaram para a última fase. O decisivo octogonal final foi disputado em pontos corridos em turno e returno.
O último jogo
O Atlético fechou a campanha de 1980 contra o Cruzeiro, em 30 de novembro, na última rodada do returno do octogonal final. O Alvinegro venceu a Raposa, por 2 a 0, no Mineirão, diante de 78.990 torcedores. Éder, hoje integrante da comissão técnica fixa do clube, foi o protagonista ao fazer os gols e ser expulso.
No turno, em 26 de outubro, o Atlético já havia vencido o Cruzeiro por 1 a 0, gol de Toninho Cerezo, num Gigante da Pampulha com 115.983 pessoas. João Leite, Alves, Osmar Guarnelli, Luisinho e Jorge Valença; Pedrinho, Heleno, Toninho Cerezo e Palhinha; Éder Aleixo e Reinaldo era o time titular do Atlético tricampeão.
A taça de 1980 foi a terceira de uma série de seis consecutivas. O Atlético ainda seria campeão em 1981, 1982 e 1983. Dos 10 estaduais da década oitentista, o Galo ganhou oito. Já o Cruzeiro foi campeão em 1984 e 1987.