Diante do Athletic, goleiro Everson atingiu 100 jogos pelo Atlético (Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


A partida entre Atlético e Athletic, disputada nesta terça-feira (15), no Mineirão, em Belo Horizonte, consagrou uma marca especial para o goleiro Everson, ídolo do Galo. No duelo válido pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro, o arqueiro completou 100 jogos com a camisa alvinegra.



 
Dugout
 

Na vitória por 1 a 0 sobre o Esquadrão de Aço, nesta terça-feira, Everson foi pouquíssimo exigido. O goleiro trabalhou mais com os pés, na saída de bola, do que com as mãos em ataques adversários.

Com 100 partidas, Everson, que chegou ao clube como reforço para o Brasileiro de 2020, sofreu 79 gols - o que representa média de 0,79 por jogo. Nesse quesito, ele supera ídolos como 'São' Victor (1,06), Velloso (1,18), Taffarel (1,06) e Kafunga (1,28). O goleiro alvinegro só perde para João Leite, atleta que mais vezes vestiu a camisa do Atlético, com 684 participações e vazado em 453 ocasiões - o que representa 0,66 por compromisso disputado.
 
 

Em 100 partidas realizadas pelo Galo, Everson completou a marca de 47 sem buscar a bola nas redes. Ele tem 65 vitórias, 20 empates e 15 derrotas pelo clube. Em 2022, o goleiro atuou cinco vezes e saiu de campo com triunfo e sem ser vazado em todas: diante de Tombense e Patrocinense, ambos por 3 a 0; no clássico contra o América (2 a 0) e na vitória sobre o Athletic (1 a 0).



Everson foi indicado pelo técnico Jorge Sampaoli, que o acompanhou no Santos - ele teve bom desempenho no Ceará antes de se transferir para a Vila Belmiro. Mas o começo do goleiro no Galo foi complicado, já que enfrentou resistência de parte da torcida - que tinha preferência por Rafael, ex-Cruzeiro - e sofreu perseguição até nas redes sociais. O fato provocou desabafo da esposa, Rafaela Vieira, na ocasião.
 
Dugout
 

O arqueiro deu a volta por cima com boas atuações e conquistou de vez a torcida no ano passado. Ele foi um dos destaques nas campanhas vitoriosas do Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil, que resultaram no chamado 'Triplete Alvinegro'. O goleiro recebeu o tradicional prêmio Bola de Prata como o melhor da posição no campeonato nacional.

Ficha do jogador


Nome: Everson Felipe Marques Pires
Idade: 31 anos
Naturalidade: São Paulo

Jogos pelo Atlético: 100
Gols sofridos: 79
Vitórias: 65
Empates: 20
Derrotas: 15

Títulos

Campeonato Brasileiro (2021)
Copa do Brasil (2021)
Campeonato Mineiro (2021)

Estreia: Atlético 2 x 1 Red Bull Bragantino - 13/09/2020