Rafael esteve lesionado durante cinco meses em 2021 e, apesar de reserva no Galo, diz que nunca pensou em deixar o clube (Foto: Pedro Souza/Atlético)


O goleiro Rafael vê o começo de temporada pelo Atlético como o 'início de grandes oportunidades'. Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (4), o jogador 32 anos também citou alguns aspectos que o ajudaram a se recuperar da lesão que o tirou dos gramados durante cinco meses em 2021. 




Ele se machucou em 24 de abril, no segundo tempo da vitória alvinegra por 1 a 0 sobre o Athletic, no Independência, pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro. Após exames, foi constatada uma fratura-luxação no ombro direito e a necessidade de cirurgia.

Rafael voltou a ser relacionado apenas no dia 12 de setembro, na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Fortaleza. O atleta relembrou o processo de recuperação e disse que nunca pensou em desistir ou trocar de clube.

"De maneira nenhuma, está doido (risos). Eu sei da minha força de vontade, da minha dedicação no trabalho, e ao mesmo tempo o clube me dá muita segurança de poder fazer a cirurgia, a recuperação, tratamento com os melhores profissionais possíveis. Então eu sabia que estava na mão de grandes profissionais que iriam fazer de tudo para que eu pudesse ter a melhor recuperação possível e voltar no menor prazo possível, e isso aconteceu", afirmou.



Dazn


Segundo o arqueiro do Galo, além da fisioterapia e da cirurgia, a mentalidade e o estado de espirito foram essenciais para que ele pudesse voltar bem aos gramados. 

"Apesar da gravidade da lesão, eu acredito que correu muito bem. Algumas vezes já falei que a parte principal da reabilitação passa muito pelo estado de espirito que conseguimos passar e transmitir. Sempre me apeguei a isso, sempre feliz e com o pensamento positivo de que iria dar tudo certo, e deu.", explicou

Início com 'El Turco'


Rafael acredita que as duas oportunidades que teve com o novo técnico do Galo, 'El Turco' Mohamed, são apenas o começo. "Não só eu, mas como todos aqui estão enxergando este início de temporada como o início de grandes oportunidades. O Turco tem dado oportunidade de todos jogarem, mostrarem o seu trabalho. Ter essa sequência de jogos, poder estar preparado logo no início do ano."

O goleiro projeta 2022 como um ano de ainda mais pressão após as conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil e acredita que todos do grupo podem ser importantes. 



Dazn


"(...) Nós sabemos que a cobrança neste ano vai ser ainda maior para repetirmos o que fizemos no ano passado. Sabemos o quanto precisamos estar bem preparados, e agora é o momento de acumular essa energia, porque sabemos que, com o ano de Copa do Mundo, vai ser mais apertado, com os jogos ainda mais em cima do outro, e que vamos precisar de todo mundo", disse.

Reserva de Everson, Rafael chegou ao Atlético no início de 2020 e disputou 24 partidas pelo clube.