O Charlotte FC, que disputa a Major League Soccer (MLS), é comandado pelo técnico Miguel Ángel Ramírez. O espanhol foi o responsável por indicar a contratação de Franco, com quem trabalhou nos tempos de Independiente Del Valle, no Equador.
"Existe um interesse pelo Alan Franco por empréstimo pelo período de um ano. Existe essa possibilidade de ele ser emprestado. Ele está tendo pouca oportunidade no Atlético, é um jogador de seleção. Temos sete estrangeiros, não é o número ideal para se ter no grupo, porque só podem jogar cinco. Não temos nada certo ainda", explicou o presidente do Atlético, Sérgio Coelho, à Band.
Ao longo da temporada, Franco foi preterido pelo técnico Cuca e, em muitas oportunidades, ficou até fora do banco de reservas em função do limite de cinco estrangeiros permitidos por jogo em competições nacionais.
O elenco alvinegro conta com sete gringos: o zagueiro Junior Alonso (paraguaio, os meio-campistas Alan Franco (equatoriano), Matías Zaracho (argentino), Dylan Borrero (colombiano) e Nacho Fernández (argentino), além dos atacantes Jefferson Savarino (venezuelano) e Eduardo Vargas (chileno). Alonso e Franco foram os que tiveram menos oportunidades.
O equatoriano foi contratado pelo Atlético em 2020, sob indicação do técnico Jorge Sampaoli. Ao todo, disputou 48 jogos com a camisa alvinegra e marcou três gols. Ganhou quatro títulos: dois Mineiros (2020 e 2021), o Brasileiro (2021) e a Copa do Brasil (2021).