Atlético venceu o Campeonato Brasileiro após 50 anos (Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press.)


O presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Gianni Infantino, parabenizou o Atlético pela conquista do título brasileiro. A carta, enviada para o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes, e repassada ao Galo, destaca o comprometimento do clube em conquistar o troféu nacional.





Confira a tradução da carta enviada por Gianni Infantino parabenizando a conquista do Atlético:

"Parabéns ao Clube Atlético Mineiro

Caro presidente,

Permita-me dar os parabéns ao Clube Atlético Mineiro por ter se sagrado campeão do Brasil em 2021!

Este título é, sem dúvida, o resultado de muito trabalho, paixão e empenho, e todos no clube podem se orgulhar desta conquista. Ficaria muito grato se pudesse estender meus parabéns a todos os envolvidos, a quem incentivo a continuar trabalhando com espírito de equipe, paixão e determinação.

Em nome da comunidade internacional do futebol, finalmente aproveito esta oportunidade para agradecer a você e sua Confederação por sua contribuição para o desenvolvimento e prosperidade do futebol no Brasil, em sua região e ao redor do mundo

Estou ansioso para vê-lo novamente em breve

Com os cumprimentos

Gianni Infantino", escreveu o presidente da Fifa.
 

Bicampeonato 


O título brasileiro do Atlético foi conquistado na partida diante o Bahia, pela 36ª rodada, na Fonte Nova, em Salvador. A equipe alvinegra venceu o Tricolor de Aço por 3 a 2 e encerrou um jejum de 50 anos sem vencer a competição.




A última vez que o Galo havia conquistado o Campeonato Brasileiro foi em 1971. Com cabeçada certeira de Dadá Maravilha, o Atlético bateu o Botafogo por 1 a 0, no Maracanã, e fez sua torcida ecoar o grito de 'é campeão'.

Apesar da simbologia da conquista atual alvinegra, o título do Galo de 2021 quebrou vários marcos. Com 14 triunfos, a equipe de Cuca atingiu a maior sequência de vitórias como mandante da história do Brasileirão.

Com 84 pontos (73,7% de aproveitamento), o Atlético de 2021 se tornou o segundo time com maior aproveitamento no Brasileirão de pontos corridos, incluindo os disputados com mais de 20 clubes. Apenas o Flamengo, em 2019, teve números melhores (78,9%).

Em busca de mais um título, o Atlético enfrenta o Athlético-PR, nesta quarta-feira, às 21h30, na Arena da Baixada, pela segunda partida da final da Copa do Brasil. No jogo de ida, disputado domingo passado, no Mineirão, os mineiros saíram vitoriosos de 4 a 0.