Douglas Costa não deve continuar no Grêmio em 2022 (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)


De saída do Grêmio após o rebaixamento tricolor à Segunda Divisão, o meia-atacante Douglas Costa foi especulado como alvo do Atlético para a próxima temporada. Os nomes do volante Éderson, do Fortaleza, e do lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, também foram ventilados e animaram os torcedores nas redes sociais. Apesar dos rumores, Ricardo Guimarães, ex-presidente alvinegro e um dos principais investidores do clube, foi comedido ao analisar a possibilidade de reforços para 2022. 




Em participação na live do canal Fala Galo, nesta segunda-feira, no YouTube, Ricardo Guimarães afirmou que há nomes mapeados para a temporada 2022, mas ressaltou que ainda não é o momento de apontar possíveis reforços.  O empresário salientou que o Galo, campeão mineiro e brasileiro, ainda tem mais um título a disputar na temporada: o da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR. Para levantar a taça, o Alvinegro conta com ampla vantagem nesta quarta-feira, às 21h30, em Curitiba, após golear o Furacão por 4 a 0, no jogo de ida da final.

"Claro que já tem jogadores mapeados, mas isso é pela comissão técnica. Ainda não terminou a temporada, e não queremos perder o foco. Esses três jogadores me agradam. E não agrada a quem? Vamos ter que fazer uma engenharia, um pente fino para fechar essa lista, pois são muitos jogadores observados. Depende muito também das hipóteses de compra e venda. Pode ter um jogador que a gente não queira vender, mas recebe uma boa  proposta para o clube e o jogador. Também temos que ver custos, quanto vamos investir, quanto vai ter de dinheiro e quanto que vamos conseguir vender", comentou. 

Mesmo com o alto faturamento com premiações na temporada e o suporte financeiro do grupo de investidores, Ricardo Guimarães freou a expectativa dos torcedores por grandes contratações. No entanto, ele garantiu que novidades chegarão à Cidade do Galo no ano que vem. 




"O dinheiro não é ilimitado. Tudo tem um limite. Acho que é cedo para falar disso. Vai ter novidade para o Atlético se manter em alto nível, mas ainda não é hora de falar nomes, na minha visão", concluiu. 



Nomes especulados


Após polêmica e atrito com a torcida do Grêmio na última rodada do Campeonato Brasileiro, Douglas Costa teve a saída do clube gaúcho indicada por Denis Abrahão, vice de futebol tricolor, nesta segunda. "Esse jogador todo mundo sabe que é caríssimo. É excepcional, mas deu pouco retorno ao clube. É um craque de bola, mas ficou muito tempo machucado, então temos que conversar. Tem muita qualidade, mas não tem nada decidido em relação a ele", disse. 

"É muito caro para o que o Grêmio vai disputar, que é a Série B do Brasileiro, a Copa do Brasil e o Gauchão. É difícil a manutenção no plantel por tudo que evidenciei", ressaltou Denis Abrahão, em entrevista coletiva. 




Já Éderson dificilmente continuará no Fortaleza em 2022. O volante tem os direitos econômicos ligados ao Corinthians, que o cedeu ao Leão nesta temporada. O clube paulista deseja negociar o valorizado jogador de 22 anos, que já teve passagem pelo Cruzeiro, por 8 milhões de euros (cerca de R$ 51 mi). E no caso de Marcelo, o contrato com o Real Madrid termina em junho de 2022. O veterano também teve o retorno ao Fluminense especulado para a sequência da carreira. 

Até o momento, o Atlético tem três novidades confirmadas para a próxima temporada: o zagueiro Vitor Mendes e o meia Guilherme Castillo, que retornam de empréstimo ao Juventude, além do atacante Ademir, ex-América. Em contrapartida, o atacante Diego Costa tem permanência incerta. O volante Alan Franco também pode deixar o clube