Assíduo em jogos do Galo em BH, Daniel de Oliveira festeja vitória do clube do coração (Foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)

Embora esteja para lá de feliz com o título do Atlético na Série A do Campeonato Brasileiro, crê que o que acontece com o Galo não se resume aos troféus. Nesta quinta-feira (02/12),  o clube venceu o Bahia, por 3 a 2 em Salvador, e conquistou o bicampeonato nacional .




"O que acontece com o Galo não se resume ao título. Estamos imersos em puro ritual" diz ele, ao Superesportes .

A emoção de Daniel, figura frequente em jogos do Galo em Belo Horizonte, se estende a outros famosos. Para o rapper FBC, o bicampeonato pode ser resumido em uma palavra: "emoção".

"É a felicidade de ver meu pai, meus irmãos e toda minha família feliz, tá ligado? Ser atleticano é uma coisa que meu pai me ensinou e agora eu vou ensinar os meus filhos a gritar campeão! Campeão do Campeonato Brasileiro", exclama.

Quem também festeja a chance de compartilhar uma conquista com a família é Aline Calixto, cantora. "É a primeira vez que vejo meu time ganhar um Brasileiro. A emoção é indescritível, ainda mais porque a divido com meu filho de 2 anos, que já tem o Galo no coração, assim como a mãe", afirma.




Festa em preto e branco: Atlético campeão brasileiro


Campeão, o Atlético tem 81 pontos no torneio nacional. O time venceu 25 de seus 35 jogos. Registrou, ainda, seis empates e cinco derrotas.

Apesar da pandemia de COVID-19, o Galo teve a torcida presente nos nove últimos compromissos disputados no Mineirão. A média de público é ligeiramente superior a 40 mil por partida. Na vitória por 2 a 0 sobre o Juventude, três rodadas atrás, os 61.476 presentes quebraram o recorde do estádio desde a reabertura do Gigante da Pampulha, ocorrida em 2013.

A montagem do elenco campeão nacional começou ainda no ano passado. Com Jorge Sampaoli, vieram os primeiros reforços, mas o time bateu na trave, ficando em terceiro lugar e a três pontos do Flamengo, o vencedor.




Nesta temporada, sob a batuta de Cuca, a consagração começou a partir do acréscimo de importantes nomes. Além de Hulk, chegaram o meia argentino Nacho Fernández, o atacante naturalizado espanhol Diego Costa e o zagueiro Nathan Silva, pilar de uma sólida defesa.

O Galo faz temporada de excelência. Na Libertadores, caiu invicto na semifinal, após dois empates com o Palmeiras. Campeão estadual, o alvinegro pode alcançar a Tríplice Coroa. Isso porque disputa, nos dias 12 e 15 de dezembro, a final da Copa do Brasil contra o Athletico-PR.