Cuca não deu pistas da escalação para o duelo contra o Flamengo (Foto: Pedro Souza/Atlético)
O aguardado confronto direto entre Flamengo e Atlético, pelo Campeonato Brasileiro, será realizado às 19h deste sábado, no Maracanã. Os dois times vivem momentos distintos em resultados e também em elenco. O Rubro-Negro jogará desfalcado de alguns titulares, enquanto o Galo tem força máxima para o duelo. Veja abaixo as prováveis escalações.
Os 11 jogadores escolhidos pelos comentaristas da ESPN no mano a mano entre Atlético e Flamengo
Goleiro - Everson - Atlético
Foto: Pedro Souza/Atlético e Marcelo Cortes/Flamengo
Lateral-direito - Mariano - Atlético
Foto: Pedro Souza/Atlético e Marcelo Cortes/Flamengo
Zagueiro - Rodrigo Caio - Flamengo
Foto: Pedro Souza/Atlético e Marcelo Cortes/Flamengo
Zagueiro - Junior Alonso - Atlético
Foto: Pedro Souza/Atlético e Marcelo Cortes/Flamengo
Lateral-esquerdo - Guilherme Arana - Atlético
Foto: Pedro Souza/Atlético e Marcelo Cortes/Flamengo
Primeiro volante - Jair - Atlético
Foto: Pedro Souza/Atlético e Marcelo Cortes/Flamengo
Segundo volante - Andreas Pereira
Foto: Pedro Souza/Atlético e Marcelo Cortes/Flamengo
Meia - Nacho Fernández - Atlético
Foto: Pedro Souza/Atlético e Marcelo Cortes/Flamengo
Meia - Arrascaeta - Flamengo
Foto: Pedro Souza/Atlético e Marcelo Cortes/Flamengo
Atacante - Gabi - Flamengo
Foto: Pedro Souza/Atlético e Marcelo Cortes/Flamengo
Atacante - Hulk - Atlético
Foto: Pedro Souza/Atlético e Marcelo Cortes/Flamengo
Flamengo
O Flamengo teve mais uma dura notícia nesta sexta-feira. O Rubro-Negro perdeu o lateral-esquerdo Filipe Luís (lesão na panturrilha esquerda) e o meia Diego (lesão na coxa direita) para o duelo. Eles se machucaram durante a derrota para o Athletico-PR, na última quarta-feira, pela semifinal da Copa do Brasil. O meio-campista já estava fora do duelo por suspensão.
Além dos dois jogadores, o Flamengo não terá o meia-atacante Arrascaeta. O uruguaio ainda se recupera de lesão na coxa e já foi vetado do duelo contra o Galo.
O Flamengo deve entrar em campo com: Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira (Gustavo Henrique) e Renê; Willian Arão, Thiago Maia, Andreas e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol.
Atlético
O técnico Cuca conta com força máxima no duelo deste sábado. Recuperados, Mariano e Savarino se juntaram ao grupo no Rio de Janeiro para a partida contra o Flamengo. Ainda não se sabe se eles começarão jogando - o lateral-direito vinha sendo titular antes dos problemas musculares.
O time alvinegro ainda é mistério. A tendência é que Cuca mantenha a base que vinha jogando pelo Campeonato Brasileiro. A única novidade pode ser a entrada de Diego Costa para formar trio de ataque com Hulk e Keno. Desta forma, um meio-campista precisaria deixar a equipe.
O Atlético deve entrar em campo com: Everson; Guga (Mariano), Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho (Diego Costa); Keno e Hulk.
Relembre confrontos diretos nos pontos corridos no Brasileirão
Campeonato Brasileiro de 2003 - Cruzeiro e Santos disputavam a liderança do Campeonato Brasileiro. Na 31ª rodada (a competição tinha 24 times e 46 jogos), as equipes se enfrentaram no Mineirão. Na época, os dois times estavam empatados na classificação. A Raposa goleou o Peixe por 3 a 0, venceu o confronto direto e arrancou rumo ao título daquela temporada (fechou a Série A com 100 pontos, 13 a mais que a equipe paulista).
Foto: Arquivo/Estado de Minas
Campeonato Brasileiro de 2004 - Santos e Athletico-PR estavam empatados na disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro. Na sexta rodada do returno, os dois tinham 51 pontos. No confronto direto na Vila Belmiro, empate por 1 a 1. As equipes brigaram pelo título até o fim, com o Peixe campeão com três pontos de vantagem (89 a 86).
Foto: Reprodução/Youtube
Campeonato Brasileiro de 2005 - Corinthians e Internacional disputavam a liderança do Campeonato Brasileiro. Na 40ª rodada (de 42), os times se enfrentaram no Pacaembu. O Timão tinha três pontos a mais na tabela e manteve a diferença após o 1 a 1, em partida marcada pelo erro do árbitro Márcio Rezende de Freitas, que deixou de assinalar pênalti claro para o Colorado e ainda expulsou Tinga por simulação. No fim, o time paulista foi campeão com três pontos de vantagem (81 a 78).
Foto: AFP PHOTO
Campeonato Brasileiro de 2006 - São Paulo e Internacional disputavam a liderança pelo Campeonato Brasileiro. O Tricolor tinha um ponto a mais antes do confronto direto no Morumbi, pela 24ª rodada. Em casa, o time paulista venceu e iniciou a disparada para conquistar o título com grande vantagem (78 a 69).
Foto: Wander Roberto/VIPCOMM
Campeonato Brasileiro de 2007 - O São Paulo ganhou a edição com certa folga. Isso não quer dizer que não disputou um confronto direto. Na 32ª rodada, o Tricolor tinha 64 pontos, 11 a mais que o vice-líder Cruzeiro. Restando sete partidas para o fim da competição, a equipe celeste tinha chance de cortar essa vantagem, mas acabou perdendo o duelo no Morumbi por 1 a 0. No fim, o Tricolor foi campeão com 77 pontos, 15 a mais que o vice-líder Santos. O Cruzeiro terminou em 5°, com 60.
Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM
Campeonato Brasileiro de 2008 - Não houve um confronto direto nesta edição do Brasileirão. O jogo entre campeão (São Paulo) e vice (Grêmio) aconteceu na abertura do returno, com triunfo do time gaúcho. Na época, o time paulista era o 5° colocado e arrancou rumo ao título nas rodadas finais.
Foto: Lucas Uebel/Vipcomm
Campeonato Brasileiro de 2009 - Outro ano que não houve um confronto direto pela liderança. O Flamengo, campeão, assumiu a liderança do campeonato na penúltima rodada e levantou a taça. O Internacional foi o vice. Quando se enfrentaram, na 26ª rodada, o time carioca era o sétimo colocado, com 39 pontos, enquanto o Colorado era o terceiro, com 43. O jogo no Beira-Rio terminou empatado por 0 a 0.
Foto: LUCAS UEBEL/VIPCOMM
Campeonato Brasileiro de 2010 - O campeonato de 2010 foi disputado ponto a ponto entre Fluminense (campeão), Cruzeiro (vice) e Corinthians (3°). O confronto direto entre Cruzeiro e Fluminense aconteceu na 29ª rodada. O Tricolor tinha dois pontos a mais que a Raposa, mas foi derrotado por 1 a 0, fora de casa, e viu o rival assumir a liderança. O time carioca, no entanto, aproveitou as falhas dos adversários para retomar a ponta e conquistar o título.
Foto: Juliana Flister/VipComm
Campeonato Brasileiro de 2011 - Vasco e Corinthians brigavam pela liderança. O time carioca tinha dois pontos a mais antes do confronto direto. No jogo em São Januário, os donos da casa ficaram à frente no placar duas vezes, mas não seguraram a vantagem e ficaram no empate por 2 a 2. No fim, o Corinthians ultrapassou o rival e conquistou o título na última rodada, com dois pontos a mais - os dois times empataram na rodada derradeira.
Foto: André Portugal/FOTOCOM.NET
Campeonato Brasileiro de 2012 - O Atlético liderou boa parte do campeonato, mas perdeu forças no returno e foi ultrapassado pelo Fluminense. No duelo pela 32ª rodada, o Tricolor tinha nove pontos de vantagem e poderia praticamente sacramentar o título. No Independência, o Galo teve grande atuação e venceu por 3 a 2, com um gol no último lance, e diminuiu a vantagem. Mesmo assim, o Flu conquistou o título com três rodadas de antecedência.
Foto: Arquivo/Estado de Minas
Campeonato Brasileiro de 2013 - O Cruzeiro não teve dificuldades para conquistar o título do Brasileirão em 2013. Na 32ª rodada, enfrentou o Grêmio, até então terceiro colocado, no Mineirão (o Tricolor terminou como vice-campeão). A equipe mineira atropelou o rival por 3 a 0 e deu mais um passo para levantar a taça.
Foto: Arquivo/Estado de Minas
Campeonato Brasileiro de 2014 - Mais um campeonato vencido pelo Cruzeiro sem dificuldades. A equipe terminou com dez pontos a mais que o São Paulo. No confronto direto entre as equipes, na terceira rodada do returno, a equipe celeste foi derrotada por 2 a 0 no Morumbi. Após o jogo, o Tricolor diminuiu a diferença para quatro pontos, mas não conseguiu manter a perseguição até o fim da competição.
Foto: LUIS MOURA/ESTADAO CONTEUDO
Campeonato Brasileiro de 2015 - Ao fim de 32ª rodada, o Corinthians tinha oito pontos a mais que o Atlético. As equipes tinham confronto direto no Independência para definir a briga pelo título. O Corinthians venceu por 3 a 0 e praticamente garantiu o título (terminou com 12 pontos a mais que o Galo).
Foto: Arquivo/Estado de Minas
Campeonato Brasileiro de 2016 - O Palmeiras ganhou o campeonato de 2016 com boa vantagem sobre o Santos (nove pontos de vantagem). Nem mesmo a vitória no confronto direto ajudou o Peixe na briga pelo título. Na 33ª rodada, o Alvinegro venceu por 1 a 0 em casa e diminuiu a diferença para seis pontos. Nas últimas cinco partidas, a equipe não conseguiu cortar a vantagem do rival.
Foto: MAURICIO DE SOUZA/DIÁRIO DO LITORAL/ESTADAO CONTEUDO
Campeonato Brasileiro de 2017 - Ao fim da 31ª rodada, o Corinthians liderava o Campeonato Brasileiro com cinco pontos a mais que o Palmeiras. Os dois times se encontraram na rodada seguinte. O Timão venceu por 3 a 2 e ampliou a vantagem rumo ao título, conquistado com nove pontos a mais.
Foto: MARCELLO FIM/RAW IMAGE/ESTADAO CONTEUDO
Campeonato Brasileiro de 2018 - Palmeiras e Flamengo brigavam pelo título em 2018. Após a 30ª rodada, o time paulista tinha 62 pontos, quatro a mais que o rival. No Maracanã, os times ficaram no empate por 1 a 1, favorável ao Alviverde, que arrancou para conquistar o título com oito pontos a mais.
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Campeonato Brasileiro de 2019 - Existe confronto direto no primeiro turno? Foi basicamente isso que aconteceu. Na última rodada do turno, o Flamengo venceu o vice-líder Santos por 1 a 0, no Maracanã, e abriu cinco pontos de vantagem. A partir daí, o Rubro-Negro disparou, fez um segundo turno fantástico e conquistou o título com 16 pontos de vantagem.
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Campeonato Brasileiro de 2020 - O mais clássico dos confrontos diretos. Na 37ª rodada, o Internacional liderava com um ponto de vantagem sobre o Flamengo. No Maracanã, o Rubro-Negro venceu de virada, por 2 a 1, e assumiu a liderança. Na última rodada, os cariocas perderam para o São Paulo, mas o Inter empatou em casa com o Corinthians e não conseguiu conquistar a taça.
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo