Emerson Leão foi treinador do Atlético em três oportunidades (imagem da passagem de 2009) (Foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press)

Ídolo e multicampeão pelo Palmeiras, o ex-goleiro e técnico Emerson Leão vê um 'leve favoritismo' do Atlético diante do clube paulista na semifinal da Copa Libertadores da América. Nesta terça-feira (28), às 21h30, as equipes medem forças por uma vaga na grande decisão do torneio continental no Mineirão, em Belo Horizonte - após empatarem no jogo de ida em 0 a 0.



Dazn

Em entrevista ao Superesportes , Leão, que teve três passagens como treinador pelo Atlético, disse acreditar em mais um confronto muito equilibrado. O ex-jogador avalia que nenhuma das equipes quer correr riscos no duelo.

"Eu não gosto de apontar placar. Eu acho que o Atlético tem um leve favoritismo, e leve favoritismo não permite goleada - às vezes até acontece, mas não permite pelo risco que ninguém quer correr. Principalmente na abertura do jogo", analisou Leão.

Leão enxerga que o fator casa é o principal responsável por este 'leve favoritismo' atleticano. O ex-goleiro brincou: 'Você dorme melhor na sua casa'.



"O problema é o seguinte: dois times grandes, com jogadores individualmente capazes, é difícil você afirmar um favoritismo. Eu diria que o favoritismo vai ficar pelo fator local. Você dorme melhor na sua casa, e o visitante não fica tão confortável", brincou.

Ao Superesportes , Emerson Leão garantiu que o 'respeito' prevalecerá entre os dois clubes - especialmente pela igualdade no duelo de ida. "Um respeito muito grande. Pior do que o respeito um pelo outro é o respeito pelo primeiro resultado, onde um gol pode definir a situação", afirmou.

Por fim, o ex-atleta e ex-comandante avaliou os momentos das duas equipes. "Se nós olharmos para a tabela do Campeonato Brasileiro, o momento está bem definido: um manteve uma regularidade alta e o outro se perdeu um pouco nas últimas semanas através de resultados. Por isso que o Galo está na frente", disse.



 

Histórias com os dois clubes

Leão durante a primeira passagem pelo Atlético, em 1997 (Foto: Paulo Filgueras/Arquivo EM)

Emerson Leão é um grande ídolo do Palmeiras. Como goleiro, ele defendeu o Verdão em duas oportunidades - entre 1968 e 1978 e, posteriormente, entre 1984 e 1986. Com o clube paulista, o ex-camisa 1 foi tricampeão estadual, bicampeão brasileiro e bicampeão do extinto Troféu Ramón de Carranza.

Como treinador, Leão teve sucesso em sua primeira passagem pelo Atlético, em 1997. Naquele ano, conquistou a Copa Conmebol e a Copa Centenário de BH com o clube mineiro. Ele voltou a comandar o Galo nos anos de 2007 e 2009, mas não repetiu os bons resultados do primeiro trabalho.

Ao todo, o ex-jogador esteve à frente do Atlético em 92 jogos. Foram 48 vitórias, 21 empates e 23 derrotas. Os dados são do portal GaloDigital .