O Atlético entrou em campo no Morumbi com o foco dividido. De olho na semifinal da Copa Libertadores contra o Palmeiras na próxima terça-feira, o técnico Cuca decidiu poupar alguns jogadores diante do São Paulo na noite deste sábado, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo truncado e com poucas chances claras de gol, os times ficaram no 0 a 0.
Com o resultado, o líder Atlético chegou aos 46 pontos - oito à frente do segundo colocado Palmeiras, um a mais do que no início da rodada. A vantagem aumentou porque
o time alviverde perdeu por 2 a 1 para o Corinthians
, também neste sábado, na Neo Química Arena.
Atlético e São Paulo voltam a campo pela 23ª rodada da Série A no próximo fim de semana. No sábado, o time alvinegro recebe o Internacional no Mineirão, em jogo marcado para 21h. Já a equipe tricolor enfrenta a Chapecoense, na Arena Condá, a partir das 16h de domingo.
Antes do compromisso pelo Brasileirão, o Atlético tem a tão aguardada partida de volta da semifinal da Libertadores contra o Palmeiras. As equipes se enfrentam na terça-feira, a partir de 21h30, no Mineirão.
O jogo de ida terminou sem gols, na última terça, no Allianz Parque. Por isso, o vencedor avança à final. Novo 0 a 0 leva a decisão para os pênaltis, enquanto qualquer outro empate é vantajoso ao Palmeiras.
Jogo truncado
São Paulo x Atlético: fotos do jogo pela 22ª rodada do Brasileirão
De olho no mata-mata de terça, o técnico Cuca decidiu poupar três titulares: o lateral-direito Mariano, o volante Jair e o meia Nacho Fernández. Guga, Réver e Nathan foram os substitutos. O segundo deles cumpriu papel decisivo no funcionamento tático do duelo, já que jogou ora como zagueiro, ora como meio-campista.
Quando o trio de zaga era formado - com Réver entre Nathan Silva e Junior Alonso -, os alas Guga e Guilherme Arana tinham a orientação de atacar mais. Mas faltava espaço. O São Paulo, como é costumeiro sob comando de Hernán Crespo, também atuou com três zagueiros e conseguiu brecar os avanços atleticanos.
Cuca, em determinados momentos, posicionou o time com uma dupla de zaga (Nathan Silva e Réver), Junior Alonso como lateral-esquerdo e Arana na função de meio-campista aberto pelo lado canhoto. O Atlético melhorou ligeiramente e chegou a terminar a etapa inicial com 59% de posse de bola, mas não foi suficiente.
Tudo igual
O jogo ficou um pouco mais aberto no segundo tempo. O São Paulo voltou do intervalo melhor que o Atlético e criou boas oportunidades com Rodrigo Nestor e Rigoni - este último em cobrança de falta que acertou o travessão.
Diante das dificuldades, o técnico Cuca decidiu mandar a campo dois dos titulares poupados: Jair e Nacho Fernández entraram nas vagas de Réver e Nathan, respectivamente. Alan Franco, Eduardo Sasha e Hyoran também foram apostas para mudar o panorama do segundo tempo.
Mas o cenário continuou igual. Hulk até chegou a marcar de cabeça, mas o lance foi invalidado por conta de um impedimento de Guilherme Arana no lance. O lateral-esquerdo ainda exigiu duas boas defesas de Tiago Volpi. No fim das contas, tudo igual no Morumbi.
Mas o cenário continuou igual. Hulk até chegou a marcar de cabeça, mas o lance foi invalidado por conta de um impedimento de Guilherme Arana no lance. O lateral-esquerdo ainda exigiu duas boas defesas de Tiago Volpi. No fim das contas, tudo igual no Morumbi.
SÃO PAULO 0 X 0 ATLÉTICO
São Paulo
Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Galeano, Luan, Liziero, Nestor (Gabriel Sara, aos 39' do 2ºT) e Welington (Reinaldo, aos 34' do 2ºT); Rigoni (Marquinhos, aos 39' do 2ºT) e Luciano (Calleri, aos 42' do 2ºT)
Técnico
: Hernán Crespo
Atlético
Everson; Nathan Silva, Réver (Jair, aos 15' do 2ºT) e Junior Alonso; Guga, Allan (Alan Franco, aos 15' do 2ºT), Matías Zaracho (Hyoran, aos 33' do 2ºT), Nathan (Nacho Fernández, aos 15' do 2ºT) e Guilherme Arana; Eduardo Vargas (Eduardo Sasha, aos 27' do 2ºT) e Hulk
Técnico
: Cuca
Motivo
: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio
: Morumbi, em São Paulo
Data e horário
: sábado, 25 de setembro de 2021, às 21h (de Brasília)
Cartões amarelos
: Miranda, aos 21' do 2ºT (SAO); Guga, aos 38' do 1ºT (ATL)
Árbitro
: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes
: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Bruno Raphael Pires (Fifa/GO)
VAR
: Elmo Alves Resende Cunha (GO)