Depois de empatar o primeiro jogo da
semifinal
da
Copa Libertadores
com o
Palmeiras
, por 0 a 0, na última terça-feira, no Allianz Parque, o
Atlético
contará com uma estatística importante a seu favor para tentar avançar à decisão. Mais de 75% dos mandantes se classificaram após empatar sem gols no jogo fora de casa.
O
Superesportes
fez um levantamento das fases classificatórias (oitavas, quartas e semifinais) desde 2005, quando passou a valer a regra do gol fora de casa. Foram 26 situações em que a partida de ida terminou sem gols. Destas, o time que decidiu em casa avançou em 20 oportunidades (76,9%) - veja todas as situações na galeria abaixo.
Empate por 0 a 0 fora é bom negócio? Veja exemplos da Libertadores
Se a galeria não aparecer ou não funcionar para você, clique aqui ou atualize esta página.
O Atlético já vivenciou essa situação duas vezes. Na primeira, em 2016, o Galo empatou por 0 a 0 com o Racing, fora de casa, pelas oitavas de final. No jogo de volta, no Independência, o alvinegro venceu por 2 a 1 e se classificou.
Neste ano, novamente contra um argentino nas oitavas de final, o Alvinegro avançou. Depois de empatar por 0 a 0 com o Boca Juniors, na Argentina, o Galo se classificou nos pênaltis, após novo empate sem gols. O goleiro Everson acertou a cobrança que colocou o Atlético nas quartas de final.
O Palmeiras, por outro lado, não saiu nada feliz após disputar uma eliminatória desta forma. Nas oitavas de final de 2013, o time paulista ficou no empate sem gols com o Tijuana, do México, fora de casa. No jogo de volta, em casa, perdeu por 2 a 1 e foi eliminado.
Atlético e Palmeiras voltam a se enfrentar na próxima terça-feira, às 21h30, no Mineirão. O Galo só se classifica com a vitória. Em caso de empate sem gols, a disputa da vaga na final vai para os pênaltis. Qualquer outro resultado é favorável ao time paulista.