O atacante Diego Costa, de 32 anos, foi apresentado nesta quinta-feira (19) como novo reforço do Atlético. Com passagens por Atlético de Madrid-ESP, Chelsea-ING e também pela Seleção Espanhola, o atleta é promessa de muitos gols e potência ao já poderoso ataque do Galo. O Superesportes relembra, a seguir, gols decisivos marcados pelo jogador ao longo de sua carreira.
Fotos da apresentação de Diego Costa no Atlético
Campeonato Espanhol de 2011/12
Na reta final da 'La Liga' de 2011/12, o Atlético de Madrid cedeu Diego Costa, por empréstimo, ao Rayo Vallecano, que brigava pela permanência na elite espanhola.
Diego marcou duas vezes na vitória por 5 a 3, fora de casa, e contribuiu com três pontos fundamentais ao Rayo. Ao fim da competição, a equipe terminou na 15ª colocação, a dois pontos do Villarreal - primeiro clube zona de rebaixamento.
Copa do Rei de 2012/13
Na final do principal torneio em formato de mata-mata da Espanha, Diego Costa marcou o gol que igualou o placar diante do Real Madrid, no dia 17 de maio de 2013. Já na prorrogação, o zagueiro brasileiro Miranda virou o confronto, selou o triunfo por 2 a 1 e deu o título ao Atlético de Madrid.
Nas semifinais da competição, Diego Costa havia marcado três dos quatro gols do 'Atleti' na série de jogos contra o Sevilla - que terminou com placar agregado de 4 a 3 para o time alvirrubro da capital espanhola.
Campeonato Espanhol de 2013/14
A temporada 2013/14 de Diego Costa foi verdadeiramente impressionante. O atacante marcou oito gols em nove jogos na Liga dos Campeões da Europa e 27 em 34 jogos no Campeonato Espanhol.
Ainda na 7ª rodada, Diego foi o autor do único gol de uma partida que viria a se mostrar como fundamental para o título do Atleti na 'La Liga'. Aos 11min de jogo no Santiago Bernabéu, em 28 de setembro de 2013, ele balançou as redes e definiu a vitória alvirrubra sobre o Real Madrid.
Ao fim da competição, o time comandado por Diego Simeone se sagrou campeão com apenas três pontos de vantagem para Barcelona e Real Madrid, seu maior rival.
Campeonato Inglês de 2014/15
Em 8 de novembro de 2014, Diego Costa marcou o tento da virada na vitória por 2 a 1 sobre o Liverpool, um dos gigantes ingleses, ainda na 9ª rodada do Campeonato Inglês.
O resultado foi fundamental para dar sequência a um início invicto do Chelsea na Premier League, que, àquela altura, tinha oito vitórias e um empate na competição. Ao fim do torneio, com 20 gols do atleta, os 'Blues' se sagraram campeões.
Copa da Liga Inglesa 2014/15
Campeonato Inglês de 2016/17
Em 25 de abril de 2017, Diego Costa marcou dois gols na vitória do Chelsea sobre o Southampton por 4 a 2, na 34ª rodada do Campeonato Inglês. O resultado foi fundamental para manter a distância do líder para o Tottenham, que estava a apenas quatro pontos dos 'Blues'.
Ao fim da competição, o Chelsea se sagrou novamente campeão com sete pontos de vantagem sobre os Spurs. Diego Costa marcou 20 gols e deu sete assistências em 35 jogos disputados.
Liga Europa de 2017/18
Em 3 de maio de 2018, Diego Costa marcou gol que selou classificação do Atlético de Madrid à final da Liga Europa. Após empate em 1 a 1 no jogo de ida contra o Arsenal, quando o atacante não atuou, os alvirrubros venceram por 1 a 0 na Espanha e confirmaram ida à decisão.
Na final, o time de Diego Simeone conquistou vitória tranquila por 3 a 0 sobre o Olympique de Marselha, da França. Diego Costa, no entanto, não marcou.
Copa do Mundo de 2018
Após vitória sobre o Irã e empate com Marrocos, a Espanha avançou às oitavas de final. No entanto, decepcionou ao ser eliminada pela Rússia, anfitriã da Copa, nas penalidades. Diego Costa foi titular nas quatro partidas da 'La Roja' no torneio.
Supercopa Europeia de 2018
Em 15 de agosto de 2018, Diego Costa foi decisivo para o Atlético de Madrid. Na ocasião, a Supercopa Europeia colocou a equipe alvirrubra - campeã da Liga Europa 2017/18 - frente a frente com o Real Madrid, seu maior rival - campeão da Liga dos Campeões 2017/18.
Em título decidido por meio de jogo único, Diego Costa abriu o placar logo no primeiro minuto. No entanto, viu Benzema igualar ainda na primeira etapa e Sergio Ramos virar, de pênalti, já no segundo tempo. Contudo, aos 34min da etapa complementar, o novo atacante do Atlético voltou a marcar e empatou o confronto.
Na prorrogação, Saúl e Koke marcaram e definiram a vitória do Atleti por 4 a 2. O resultado conferiu o tricampeonato da Supercopa Europeia ao antigo clube de Diego Costa.