Nacho marcou o gol da vitória e foi expulso no jogo de ida contra o River Plate (Foto: Juan Mabromata/AFP)

Nacho Fernández será mesmo desfalque do Atlético na partida decisiva contra o River Plate, nesta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão, pelas quartas de final da Copa Libertadores da América. Na noite dessa segunda-feira, a Conmebol rejeitou o recurso do Galo que pedia a anulação do cartão vermelho recebido pelo meio-campista no confronto de ida com os argentinos, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. 



Conforme argumentação do Atlético em ofício enviado à CONMEBOL, o pedido foi fundamentado em 'irregularidade na revisão do lance' da expulsão de Nacho Fernández na partida. O Galo alegava que o juiz de campo só poderia ser chamado pelo VAR caso a disputa tivesse envolvido 'força excessiva'.

No lance em questão, aos 38 minutos do segundo tempo do jogo no Monumental de Núñez, Nacho se envolveu em disputa de bola com Angileri e levantou a sola do pé. Após revisão no VAR, o árbitro Jesus Valenzuela, da Venezuela, optou pela expulsão do atleta.

No entanto, em gravação dos áudios da arbitragem de vídeo, a todo instante, os operadores da ferramenta caracterizam a disputa como 'força média'. Diante disso, o clube mineiro avaliava que somente a aplicação do cartão amarelo seria o suficiente.




Apesar do recurso, o técnico Cuca já esperava que Nacho seria ausência na partida valendo a classificação às semifinais da Libertadores.  "Não vamos ter o Nacho, com certeza. Estamos tentando alguma coisa, mas é muito difícil. Vamos pensar que vamos ter que ter outras alternativas", disse o treinador, após a vitória alvinegra por 2 a 0 sobre o Palmeiras, no domingo passado, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. 


'Cérebro' do meio de campo do Atlético, Nacho é um dos grandes destaques do time na temporada. O camisa 26 já contabiliza oito gols e seis assistências em 25 partidas pelo clube. Inclusive, foi dele o gol da vitória por 1 a 0 sobre o River, seu ex-cube, no jogo de ida em Buenos Aires. 

Além de Nacho, Cuca pode ter os desfalques do volante Allan e do meia Zaracho nesta quarta-feira. O Atlético conta com a vantagem do empate para avançar às semifinais da Libertadores. Caso o River vença por 1 a 0, a disputa pela classificação será nos pênaltis. Qualquer outro tipo de triunfo vai dar a vaga à equipe argentina.