Diego Costa deve ser apresentado na próxima semana (Foto: Reprodução)
Anunciado como novo reforço do Atlético , o atacante Diego Costa , de 32 anos, mandou um recado para a torcida alvinegra. O jogador disse que está feliz e motivado por defender as cores do Galo.
"Alô massa, aqui é Galo, aqui é Diego Costa. Estou muito feliz e motivado para jogar no maior de Minas, no maior de todos. Em breve, em Belo Horizonte. Tamo junto, feliz domingo a todos", disse Diego Costa, em vídeo divulgado pela TV Galo.
A negociação se arrastava desde a última semana. A pedida de Diego Costa estava muito acima do limite do Atlético, na ordem de R$2 milhões mensais, já incluindo luvas. As partes chegaram a um acordo por cerca de R$1,3 milhão. Ele fechou com o clube até dezembro de 2022.
Esse é o mesmo patamar salarial do atacante Hulk, artilheiro do time na temporada com 17 gols em 38 apresentações.
No Atlético, Diego Costa vai realizar um dos seus sonhos como atleta: jogar em um grande clube do Brasil. Em dezembro de 2019, ele revelou que o Galo era um dos possíveis destinos quando deixasse o futebol europeu.
"Eu, sinceramente, pelo que me conheço, só jogaria em um time brasileiro se estiver bem fisicamente. O povo lá é muito apaixonado, então eu jamais iria estando fisicamente limitado. Se eu estiver bem, lógico que eu tenho vontade de jogar no Brasil, porque nunca joguei, então eu tenho essa vontade e esse sonho. Tenho vontade de jogar no Brasil: Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Atlético", disse.
Diego Costa passará a ser mais uma opção de Cuca para a função de centroavante. Na Cidade do Galo, o treinador já dispunha de Hulk, Vargas, Sasha e Marrony para ocupar essa posição.
O detalhe é que Marrony deve ter transferência confirmada para o Midtjylland, da Dinamarca, nos próximos dias.
Jogadores de Copa do Mundo contratados pelo Atlético no século
Valdo foi um meia que atuou no Galo em 2001. Em 28 jogos, ele marcou dois gols. O jogador foi convocado para duas Copas do Mundo, 1986, quando não foi acionado por Telê Santana, e 1990, quando participou de quatro partidas, todas como titular.
Foto: Arquivo/Estado de Minas
Valdo em ação contra a Argentina na Copa do Mundo de 1990.
Foto: Reprodução/Instagram Valdo
Zagueiro Cáceres defendeu o Atlético em duas passagens: 2005 e 2010. Na primeira passagem, ele ganhou o Troféu Telê Santana de melhor defensor e em 2010 venceu o Campeonato Mineiro. Ele também disputou as Copas do Mundo de 2002 e 2006 pelo Paraguai.
Foto: Divulgação
Zagueiro Cáceres durante partida contra a Suécia pela Copa do Mundo de 2006. Ele também disputou a Copa do Mundo de 2002 pelo Paraguai.
Foto: AFP
O lateral-esquerdo Júnior foi contratado pelo Galo em 2009. No clube, atuou em 71 partidas e marcou 11 gols. Ele esteve no elenco que garantiu o penta da Seleção Brasileira em 2002.
Foto: Arquivo/Estado de Minas
Junior fez um jogo na Copa do Mundo de 2002. Na goleada por 5 a 2 sobre a Costa Rica, ele marcou um gol.
Foto: Nilton Santos/Divulgação
Ricardinho atuou no Galo entre 2009 e 2011. O meia foi campeão mineiro em 2010 com o Atlético. Em 2002, ele esteve no elenco que garantiu o penta da Seleção Brasileira.
Foto: Divulgação
Ricardinho foi convocado de última hora para a Copa do Mundo de 2002. Ele entrou na lista no lugar de Emerson, que se machucou às vésperas da estreia. O meia foi acionado em cinco partidas durante a campanha do penta.
Foto: Arquivo
Fábian Carini foi anunciado pelo Atlético em 2009. Ele defendeu o clube por duas temporadas e garantiu o título de campeão mineiro em 2010. O goleiro defendeu a Seleção Uruguaia e clubes internacionais como Juventus, Inter de Milão e Cagliari.
Foto: EM/D.A Press
Carini em ação na Copa do Mundo de 2002. Ele foi titular nas três partidas da decepcionante campanha do Uruguai.
Foto: AFP/George Herringshaw
Edison Méndez chegou ao Atlético em meados de 2010 e atuou pelo clube poucos meses. Ao fim daquela temporada, acertou rescisão amigável com o Galo. Foram apenas 12 jogos pelo Alvinegro.
Foto: Divulgação
Edison Méndez jogou três edições de Copa do Mundo. Antes de defender o Atlético, jogou as copas de 2002 (três jogos como titular e um gol) e 2006 (quatro jogos como titular). Ele também participou da Copa de 2014, no Brasil, entrando no segundo tempo de uma partida.
Foto: AFP/KAI PFAFFENBACH
Ronaldinho Gaúcho chegou ao Atlético em 2012 após ter sido campeão mundial pela Seleção Brasileira em 2002 (Coréia do Sul e Japão) e protagonizado o ''quarteto mágico'' em 2006 (Alemanha), ao lado de Kaká, Adriano e Ronaldo.
Foto: Bruno Cantini/Atlético
Ronaldinho Gaúcho é carregado nos ombros após o título mundial da Seleção Brasileira em 2002 (Coréia do Sul e Japão). O craque também jogou a Copa de 2006 (Alemanha), seis anos antes de ser contratado pelo Atlético.
Foto: Bruno Cantini/Atlético
Josué foi contratado pelo Atlético em 2013, três anos após integrar a Seleção Brasileira comandada pelo técnico Dunga na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Foto: Bruno Cantini/Atlético
Volante Josué em ação pela Seleção Brasileira em jogo contra Portugal, pelo Grupo G da Copa do Mundo de 2010, disputado na África do Sul. Jogo terminou empatado por 0 a 0.
Foto: Karim Jaafar/AFP
Gilberto Silva defendeu o Atlético entre 2000 e 2002 antes de fazer carreira no futebol europeu e jogar no Grêmio. Em 2013, retornou à Cidade do Galo com o status de jogador que atuou em três Copas do Mundo: 2002 (campeão na Coréia do Sul e Japão), 2006 (Alemanha) e 2010 (África do Sul).
Foto: Bruno Cantini/Atlético
Volante Gilberto Silva em ação contra a Seleção da Turquia, na campanha vitoriosa do Brasil na Copa do Mundo de 2002 (Coréia do Sul e Japão). Jogador também disputou os Mundiais de 2006 (Alemanha) e 2010 (África do Sul) antes de voltar ao Atlético, em 2013.
Foto: Vidal Cavalcante/AFP
Otamendi teve curta passagem pelo Atlético em 2014, após ter disputado a Copa do Mundo de 2010 pela Seleção Argentina, na África do Sul. Em 2018, quando já atuava pelo Manchester City, voltou a ser convocado para um Mundial, desta vez na Rússia.
Foto: Bruno Cantini/Atlético
Zagueiro Otamendi em ação pela Seleção Argentina na derrota de goleada por 4 a 0 para a Alemanha, pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Foto: François-Xavier Marit/AFP
Contratado pelo Atlético em 2016, o centroavante Fred disputou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira: em 2006, na Alemanha, e em 2014, no Brasil.
Foto: Bruno Cantini/Atlético
Centroavante Fred em ação na derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo de 2014, no Mineirão. Jogador também disputou o Mundial de 2006, na própria Alemanha.
Foto: Leonhard Foegel/AFP
Robinho foi contratado pelo Atlético em 2016, após ter defendido a Seleção Brasileira em duas edições de Copa do Mundo: 2006 (Alemanha) e 2010 (África do Sul).
Foto: Bruno Cantini/Atlético
Atacante Robinho na derrota por 2 a 1 para a Seleção Holandesa, que resultou a eliminação do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010 (África do Sul). Jogador também disputou o Mundial de 2006, na Alemanha.
Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP
Zagueiro Frickson Erazo foi contratado pelo Atlético em 2016, dois anos após defender a Seleção Equatoriana na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Foto: Bruno Cantini/Atlético
Zagueiro Erazo em ação durante o empate sem gols entre Equador e França, na última rodada do Grupo E da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil.
Foto: Sergio Moraes/AFP
Atacante Eduardo Vargas foi contratado pelo Atlético em 2020, seis anos após ter defendido a Seleção Chilena na Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil.
Foto: Bruno Cantini/Atlético
Vargas comemora gol marcado na vitória do Chile por 2 a 0 sobre a Espanha, pela segunda rodada do Grupo B da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Foto: Jorge Silva/AFP
Hulk foi anunciado pelo Atlético em 29 de janeiro de 2021. O jogador de 34 anos firmou contrato até o fim de 2022. Ele ainda disputou a Copa do Mundo de 2014 pela Seleção Brasileira. Por lá, fez seis jogos e não foi às redes. Em 48 aparições, marcou 11 vezes - apenas uma delas em competição, com a Seleção Olímpica.
Foto: Pedro Souza/Atlético
Hulk em ação contra a Alemanha, na histórica goleada por 7 a 1 no Mineirão, pela semifinal da Copa do Mundo.
Foto: AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS
Diego Costa foi anunciado pelo Atlético em agosto de 2021. Ele já havia disputado duas edições de Copa do Mundo: 2014 e 2018.
Foto: Pedro Souza/Atlético
Na Copa de 2014, Diego Costa jogou duas vezes e não balançou as redes. Em 2018, fez três gols em quatro partidas disputadas.
Foto: AFP/ROMAN KRUCHININ
Próximo de ser oficializado como novo reforço do Atlético, Diego Godín tem vasta experiência no maior torneio de futebol do planeta. São três Copas no currículo: 2010, 2014 e 2018.
Foto: AFP / MIGUEL MEDINA
No total, Godín soma 14 jogos na Copa do Mundo, todos como titular. Ele foi substituído apenas uma vez. Em 2010, foi semifinalista na África do Sul. Em 2014, no Brasil, fez seu único gol no torneio (foto), mas foi eliminado nas oitavas de final. Em 2018, na Rússia, foi até as quartas de final.
Foto: AFP PHOTO/ YASUYOSHI CHIBA