Atlético abriu vantagem na disputa contra River na Libertadores (Foto: Pedro Souza/Atlético)

A vitória do Atlético por 1 a 0 sobre o River Plate, nessa quarta-feira, no Monumental de Núñez, pela ida das quartas de final da Copa Libertadores, rendeu elogios do Olé, principal jornal esportivo da Argentina. O colunista Ariel Cristófalo considerou o Galo como 'uma espécie de Paris Saint-Germain sul-americano' devido à força do elenco. O clube francês acabou de reforçar com Lionel Messi, enquanto o Alvinegro acertou a contratação do atacante Diego Costa




"Ver Nacho) Fernández no time oposto, uma espécie de PSG sul-americano que agora também contará com Diego Costa, evidencia da forma mais crua o contexto econômico sofrido pelo River e pelo futebol argentino em geral", observou o jornalista, que também  destacou a atuação do goleiro atleticano Everson. 

"Quando as coisas estão ruins já sabemos o que acontece: o goleiro rival. O goleiro do Atlético Mineiro pegou tudo o que foi chutado contra ele. Principalmente no primeiro tempo em que o River não fez a diferença que teria sido justa", opinou. 

O Olé também apontou o 'carma' do técnico do River Plate, Marcelo Gallardo, que nunca venceu  times brasileiros na Copa Libertadores da América jogando no Monumental de Núñez. 




"Incrível, mas real. Em sete anos de gestão: quando o River jogou a primeira partida em casa conta brasileiros, o River perdeu três (Cruzeiro, em 2015, Grêmio, em 2018 e Atlético, 2021) e empatou uma (Cruzeiro, em 2019), com três gols contra e nenhum a favor", informou. 


"E mais: entre a fase de grupos e os playoffs contra os brasileiros pela Libertadores, ele disputou oito partidas no Monumental e não conseguiu vencer uma (quatro empates, quatro derrotas. Suas duas vitórias contra os brasileiros na Libertadores, em casa, foram no estádio do Independiente, contra o São Paulo e Athletico Paranaense, em 2020.Além disso, perdeu por 3 a 0 para Palmeiras nas semifinais de 2020", acrescentou. 

O TyC Sports destacou outra marca negativa do River: 17 jogos sem conseguir uma vitória após sair em desvantagem no placar. Foram nove empates e oito derrotas. 




Próximo encontro 


Com a vitória no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores, o Atlético joga por um empate na próxima quarta-feira (18), no Mineirão, em Belo Horizonte, para avançar às semifinais da Libertadores. Caso o River vença por 1 a 0, a disputa pela classificação será nos pênaltis. Qualquer outro tipo de triunfo vai dar a vaga  à equipe argentina.