Há exatos 10 anos, o técnico Cuca fazia sua estreia pelo Atlético. Em 10 de agosto de 2011, o treinador comandou o Galo pela primeira vez na derrota por 2 a 1 diante do Botafogo, em partida de ida da 2ª fase da Copa Sul-Americana.
Na ocasião, Cuca escalou o Atlético com: Giovanni; Patric, Leonardo Silva, Réver e Guilherme Santos; Richarlyson, Serginho, Toró e Caio; Magno Alves e André. No Estádio Ipatingão, em Ipatinga, Herrera e Maicosuel marcaram para o Botafogo na etapa inicial. Nos acréscimos do primeiro tempo, Richarlyson chegou a descontar para o Galo, que não evitou o revés para a equipe carioca.
Aproveitamentos dos trabalhos de Cuca no século 21
Cuca teve um início desafiador no Galo. Ele perdeu os seis primeiros jogos sob o comando do time alvinegro, mas sua permanência foi bancada por Alexandre Kalil - à época, presidente do Atlético.
Após a derrota para o Botafogo, Cuca viu a equipe ser superada por Coritiba (3 a 0), Corinthians (3 a 2), novamente o Botafogo (3 a 1) e Cruzeiro (2 a 1). Ainda durante esta sequência, ele perdeu um terceiro jogo contra o time carioca (1 a 0) - no confronto de volta da Sul-Americana.
Ainda que sob desconfiança, o treinador conseguiu garantir a permanência do Atlético na Série A do Campeonato Brasileiro. No entanto, o ano de 2011 foi encerrado de forma negativa para o Galo - com expressiva goleada sofrida por 6 a 1 no clássico diante do Cruzeiro, pela última rodada do Brasileirão, quando a equipe possuía a oportunidade de rebaixar, pela primeira vez, o principal rival.
Já na temporada 2012, Cuca teve elenco fortalecido com as chegadas de Danilinho, Rafael Marques e Leandro Donizete. No primeiro semestre, o Atlético conquistou o Campeonato Mineiro de forma invicta - o que não ocorria há 36 anos.
Em maio, o treinador foi 'decisivo' para a contratação de Ronaldinho Gaúcho que, posteriormente, viria a se tornar um dos maiores ídolos da história do clube. Ainda em 2012, o Galo foi vice-campeão brasileiro e garantiu vaga à Libertadores.
Já na temporada 2013, Cuca viveu o grande ano de sua carreira como treinador, ao levar o Atlético ao bicampeonato Mineiro e ao inédito título da Copa Libertadores. No fim do ano, ele deixou o Galo rumo ao Shandong Luneng, da China.
Cuca voltou ao Atlético para a temporada 2021 e vê o clube passar por grande momento: campeão mineiro, nas quartas de final da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, além da liderança do Campeonato Brasileiro.
Ao todo, sob o comando do Atlético, Cuca tem 191 jogos, com 105 vitórias, 41 empates e 45 derrotas. Ele é o sexto treinador que mais dirigiu o Galo, atrás de Telê Santana (434 partidas), Procópio Cardoso (328), Levir Culpi (320), Barbatana, (227) e Yustich (195).