O América-MG perdeu para o Defensa y Justicia-ARG por 3 a 2 nesta noite de terça-feira (23/5), no Independência, em Belo Horizonte, pela quarta rodada da fase de grupos da Sul-Americana. O time mineiro liderou o placar em duas oportunidades, mas sofreu a virada no segundo tempo e se complicou na briga por uma vaga nas oitavas de final.
América-MG x Defensa y Justicia: fotos do jogo pela Sul-Americana
A equipe de Vagner Mancini até teve um início animador. Os primeiros 25 minutos do América-MG foram bons, com protagonismo de Martín Benítez. O meia aparentou estar bem à vontade no esquema montado pelo técnico: 3-5-2 com dois volantes - Juninho e Alê -, dois alas - Mateus Henrique e Marlon - e o meia argentino.
Porém, nem a boa atuação de Benítez assegurou a vantagem americana, que, mais uma vez na atual sequência ruim, contou com vários erros. A queda de confiança do Coelho iniciou com a falha bisonha de Alê no primeiro gol e teve mais ênfase no início da segunda etapa, quando o time sofreu empate antes do primeiro minuto e não conseguiu se recuperar. Depois deste lance, nada deu certo para o América-MG.
O time sequer demonstrou força no segundo tempo e terminou os 45 minutos finais com apenas duas finalizações na meta de Ezequiel Unsaín. Enquanto isso, o Defensa y Justicia-ARG aproveitou brechas deixadas principalmente pelos volantes do Coelho e venceu o rival de virada.
Com o resultado, o América-MG segue na terceira posição do grupo F da Sul-Americana com quatro pontos em quatro jogos. Já o Defensa y Justicia-ARG é o líder da chave com nove pontos.
FICHA TÉCNICA
Data: 23 de maio de 2023, terça-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Duração: 47 + 50 (97 minutos)
Local: Independência, em Belo Horizonte-MG
Competição: Sul-Americana - quarta rodada da fase de grupos
Árbitro: Ivo Mendez (BOL)
Assistentes: Orellana e Ruben Flores (BOL)
VAR: Juan Soto (VEN)
Gols: Martín Benítez aos 11 do 1ºT, Gastón Togni aos 29 do 1º T e Gonzalo Mastriani aos 45 do 1º T; Gastón Togni aos 1 do 2º T e Julián López aos 24 do 2º T
Cartões amarelos: Júlio, Alê e Gabriel Alanis
Cartão vermelho: nenhum
América-MG: Cavichioli; Ricardo Silva, Júlio (Maidana 32 do 2ºT), Nicolas; Mateus Henrique (Everaldo 19 do 2ºT) ,Alê (Martínez 26 do 2º T), Juninho, Benitez e Marlon (Felipe Azevedo 19 do 2ºT); Mastriani e Aloísio (Rodrigo Varanda 26 do 2º T).
Técnico: Vagner Mancini
Defensa y Justicia: Unsain; Malatini, Sant'Anna, Cardona e Soto; López, Gutiérrez, Togni (Santiago Solari 45 do 2ºT), Barbona (Nicolás Tripichio 24 do 2ºT); Alanís (Ramos Mingo 39 do 2º T) e Nicolás Fernández (Juan Miritello 45 do 2ºT)
Técnico: Julio Vaccari
América-MG x Defensa y Justicia-ARG: gols e lances importantes
Os primeiros minutos do Coelho no duelo foram importantes para o time se encaixar. Mesmo com a posse de bola, o time demorou um pouco para ser agressivo, até pelas 11 mudanças feitas por Mancini. Mas, a partir do primeiro bom ataque, aos 8, o América-MG mostrou uma postura necessária para abrir o placar, que ocorreu logo no minuto 11.
Após trama pela direita entre Mateus Henrique e Juninho, a bola foi cruzada, o zagueiro do Defensa y Justicia furou, e Aloísio ajeitou para trás, encontrando Benítez. O meia argentino finalizou de perna esquerda, contou com desvio de Julián Malatini e abriu o placar no Horto: 1 a 0.
Autor do gol, Benítez seguiu se destacando e finalizou de longa distância duas vezes na sequência, mas sem acertar a meta de Ezequiel Unsaín. Enquanto isso, o Defensa y Justicia não conseguia jogar, tanto que a primeira finalização dos argentinos ocorreu apenas aos 25 do primeiro tempo.
No entanto, depois disso, os visitantes cresceram na partida e aproveitaram uma falha bisonha de Alê na saída de bola para empatar o jogo. No minuto 29, o meio-campista cruzou uma bola na área defensiva com muita imprecisão, e Gastón Togni chegou antes de Mateus Cavichioli. O camisa 11 do Defensa y Justicia bateu de primeira e balançou a rede americana: 1 a 1.
Dois minutos depois de empatar, a equipe argentina teve outra grande chance. Nicolás Fernández arriscou de fora, o goleiro do Coelho rebateu, e Gabriel Alanis tentou finalizar, mas Cavichioli abafou.
O momento era do Defensa y Justicia, que começou a dominar o jogo contra um América-MG abalado. Porém, o clube mineiro se recuperou na reta final. No minuto 45, Benítez recebeu na intermediária e fez belo levantamento para Gonzalo Mastriani cabecear. Gol do atacante uruguaio para fazer o Coelho terminar a primeira etapa à frente do placar: 2 a 1.
Só que a vantagem americana durou pouco tempo: o intervalo e mais 50 segundos. Logo no início da etapa final, Gastón Togni recebeu de Nicolás Fernández, gingou na intermediária e arriscou de fora da área. Um belo chute com a perna esquerda que encobriu Mateus Cavichioli e empatou a partida: 2 a 2.
O gol no início desanimou o América-MG. E, embora fosse visitante, o Defensa y Justicia não tentou segurar o empate. Mesmo sem a posse de bola, a equipe argentina dominou a segunda etapa. Em chute de Togni, aos 17, o time passou perto da virada. Sete minutos depois, Julián López teve muita liberdade no meio e finalizou de fora da área. Mais um gol de longe no Coelho: 3 a 2 para o Defensa.
O restante do jogo contou com os donos da casa rodando a bola, enquanto os visitantes seguravam a vantagem de forma segura. Tanto que o time mineiro teve 68% de posse de bola no segundo tempo e chegou próximo de empatar a partida somente no minuto 41.
Neste lance, Benítez, melhor jogador americano na partida, encontrou Martínez na área, que finalizou. A bola já havia passado pelo goleiro, mas o zagueiro Sant'Anna salvou quase em cima da linha, garantindo a vitória do Defensa y Justicia-ARG por 3 a 2.
Neste lance, Benítez, melhor jogador americano na partida, encontrou Martínez na área, que finalizou. A bola já havia passado pelo goleiro, mas o zagueiro Sant'Anna salvou quase em cima da linha, garantindo a vitória do Defensa y Justicia-ARG por 3 a 2.
Próximos jogos do América-MG
- Botafogo x América-MG - domingo (28/5), às 19h, no Nilton Santos, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro
- Internacional x América-MG - quarta-feira (31/5), às 21h30, no Beira-Rio, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Próximos jogos do Defensa y Justicia-ARG
- Defensa y Justicia x Racing - domingo (28/5), às 16h30 (de Brasília), no Norberto Tito Tomaghello, pela 18ª rodada do Campeonato Argentino
- River Plate x Defensa y Justicia - quarta-feira (3/6), às 16h30 (de Brasília), no Monumental de Ñúñez, pela 19ª rodada do Campeonato Argentino